Empreendedorismo

Como aplicar a gestão de projetos em sua empresa ou franquia

Para alcançar os resultados que deseja, deve encarar com entusiasmo ao encarar um novo projeto. No entanto, na realidade, essa tarefa não é tão fácil. Pode parecer um grande desafio delegar tarefas a outras pessoas e esperar que sejam concluídas no prazo e dentro do orçamento. Por isso que hoje, indicaremos como aplicar a gestão de projetos em sua empresa ou franquia.

O gerenciamento de projetos é uma ferramenta de gerenciamento de negócios crucial para garantir que sua organização possa realizar seus projetos com confiança e maior probabilidade de sucesso.

Como tal, sentimos a necessidade de escrever um artigo dedicado ao assunto de como o gerenciamento de projetos pode auxiliar no gerenciamento de atividades.

O que exatamente significa “gerenciamento de projetos”?

Precisamos definir o que é um projeto antes de podermos nos aprofundar no gerenciamento de projetos. Um projeto é um plano detalhado e com prazo definido para atingir um objetivo específico. Ao dizer que um projeto é “temporário”, queremos dizer que podemos identificar o início e o fim com precisão.

Desenvolvimento de novos produtos, mudança para um local diferente, lançamento de um evento totalmente novo ou compra de maquinário caro são exemplos de projetos. Um projeto precisa de um objetivo claro, independentemente de sua motivação.

Colocar uma ideia no papel não é tarefa fácil. Portanto, o gerenciamento de projetos auxilia esta fase aplicando técnicas e conhecimentos para garantir que o projeto alcance os resultados desejados no prazo alocado e dentro dos custos e recursos orçados.

Em geral, a gestão de um projeto o formará de acordo com seu planejamento, execução e acompanhamento. Serão especificados objetivos, recursos físicos, humanos, financeiros e materiais, um cronograma viável e mecanismos de monitoramento em cada etapa.

gestão de projetos em sua empresa ou franquia-Reprodução Canva

Como aplicar a gestão de projetos em sua empresa ou franquia?

Para aplicar uma gestão de projetos em sua empresa ou franquia, é preciso seguir a sequência indicada na sequência:

Início da gestão de projetos

O primeiro estágio é o que dá início a um novo projeto. Aqui os objetivos, métodos e escopo serão apresentados em detalhes. Os objetivos gerais, marcos, cronograma e orçamento do projeto podem ser encontrados no documento de escopo, que deve ser cuidadosamente elaborado para evitar estourar o orçamento ou atrasar o cronograma.

Os líderes do projeto, os membros da equipe e suas respectivas funções se estabelecem desde o início. Serão também recolhidos todos os dados e ferramentas necessários à sua execução.

Planejamento do projeto

A fase de planejamento, como o próprio nome indica, é onde se trabalha as especificidades do projeto. Algumas coisas a ter em mente são:

  • Plano de ação;
  • Descrição e objetivos da atividade;
  • Cronograma;
  • Análise de recursos;
  • Identificação de riscos;
  • Projeções de custos e orçamento.

Gerenciamento do projeto

Chegou a hora de colocar em ação tudo o que decidiu durante a fase de planejamento do projeto. É aqui que ocorrerá o planejamento estratégico, a aquisição de recursos, a gestão de equipes e a garantia da qualidade das atividades.

Nesse sentido, também irão monitorar as atividades durante a realização. Esta fase é crucial para determinar se o projeto está progredindo conforme o planejado. Quando necessário, podem tomar ações corretivas para corrigir eventuais desvios.

Finalização do projeto

A conclusão do projeto é a etapa final. Os projetos, ao contrário dos processos de negócios, têm um ponto final em vez de um ciclo contínuo de execução. No final do ciclo de vida do projeto, os gerentes refletirão sobre seus sucessos e fracassos para aprender com seus erros e melhorar empreendimentos futuros.

As práticas organizacionais de sua empresa, a natureza do projeto a realizar e seus objetivos desempenham um papel na orientação de sua escolha de metodologia.

É fundamental ressaltar que um projeto não pode avaliar apenas com base em seu objetivo final. Como discutimos anteriormente, no gerenciamento de projetos, se divide o projeto fases menores, definindo uma meta para cada fase.

Esse método de dividir tarefas maiores em tarefas menores é crucial para esclarecer e alinhar as expectativas da equipe.

Ou seja, é possível aplicar a gestão de projetos em sua empresa de forma eficaz e eficiente. Dessa forma, somente um projeto bem-planejado e executado, tem capacidade para alavancar a empresa positivamente.

Por fim, invista no desenvolvimento de projetos!!!!