Acabar com a foliculite é o objetivo de muita gente que não aguenta mais ter que lidar com as inflamações nos pelinhos. Afinal de contas, quando um pelo inflama, a dor e o desconforto podem ser bem intensos em alguns casos, isso sem contar o aspecto estético que tende a ficar comprometido.
Por conta disso, desenvolvemos este guia com uma série de considerações que podem ajudá-lo a lidar com esse problema, evitando-o. Acompanhe!
Dicas para acabar com a foliculite – Veja algumas!
A foliculite nada mais é do que a inflamação do pelo, que pode acabar crescendo “encravado” sob a pele, ou apenas inflamar durante o crescimento. Ela pode acontecer por uma série de motivos, como má higiene, uso de roupas apertadas, umidade na pele que prolifera fungos, entre outras situações.
Por isso, cuidar dos pelos de uma forma mais “pensada” pode ajudar a acabar com a foliculite. Veja só:
1. Esfolie a pele regularmente
A esfoliação periódica ajuda a remover as células mortas, deixando a pele mais saudável. Além disso, essa remoção ajuda os pelos a crescerem da forma correta, sem “encravarem” sob a pele.
Porém, é necessário usar produtos específicos para a sua pele, evitando receitas caseiras que possam gerar microlesões no tecido cutâneo e piorar a situação.
2. Fique atento à direção do uso da lâmina
Se você faz depilação com lâmina, o ideal é que sempre a deslize em direção ao crescimento dos pelos. Caso você faça o sentido contrário, poderá aumentar as chances de desenvolver focos de foliculite.
Portanto, se quer realmente acabar com o problema, comece a depilar no sentido recomendado pelos especialistas.
3. Faça hidratação frequentemente
Para manter a sua pele sempre saudável e, inclusive, menos propensa à foliculite, considere fazer uma hidratação frequente, especialmente nas regiões que você costuma depilar. Dessa maneira, a pele não ficará com o aspecto ressecado, que tende a potencializar os problemas nos nascimentos e crescimento dos pelos.
Contudo, é sempre importante usar hidratantes que sejam adequados ao seu tipo de pele, a fim de não obstruir os poros, por exemplo.
4. Seque bem a pele depois do banho
A pele úmida pode ficar mais propensa ao desenvolvimento de fungos e bactérias. Por isso, antes de vestir a sua roupa, certifique-se de que você secou bem todas as regiões do corpo, principalmente aquelas que você acabou de depilar.
Caso aplique um hidratante, aguarde que a pele o absorva antes de vestir a roupa. Isso tudo pode ajudar a acabar com a foliculite.
5. Invista em roupas mais leves
As roupas mais leves permitem que a pele “respire” e também transpire. Também não deixam a região úmida por conta do suor e, ainda, não apertam sobre a pele, já que essa pressão pode causar a foliculite.
Por isso, considere usar roupas de algodão que sejam mais leves e que contribuam para o objetivo de acabar com a foliculite.
Caso essas dicas não tenham surtido efeito, lembre-se de que buscar apoio de um dermatologista é indispensável em casos de foliculite recorrente e intensa, ok? Inclusive, se tiver dúvidas, não hesite na hora de conversar com um profissional da área.