Atualmente abrir uma empresa online é muito fácil, rápido e seguro, uma vez que o avanço da internet possibilita esta ação. Afinal, digitalizar os trâmites ajuda na redução da burocracia e facilita que se formalize os negócios. Veja a seguir se é possível realizar esse procedimento e qual o passo a passo para conseguir.
Na sequência iremos apresentar ações que você, enquanto empreendedor, precisa ter para abrir a sua empresa online.
Os documentos necessários são requisitados pela Receita Federal, e dependem do tipo de empresa que você pretende abrir. Mas, os mais solicitados são:
Utilize o aplicativo de Coleta Online da Receita Federal, e preencha a Ficha Cadastral de Pessoa Jurídica, informando: razão social, ramo de atividade, endereço quadro de sócios da participação de cada um no capital social da empresa.
Somente com a solicitação deste registro, é possível que você tenha o CNPJ (Cadastro nacional de Pessoa Jurídica). Dessa forma, a empresa passa a existir de maneira oficial.
Para solicitar o CNPJ junto à Receita Federal, você pode utilizar o site Receitanet, e realizar da seguinte maneira:
Se você vai abrir uma empresa online, precisa entender o formato da empresa. Ele é determinado pela previsão de faturamento anual e quanto à presença de sócios, bem como o ramo de atividade. Que poderá ser:
Você precisa determinar a atividade principal da empresa dentre as estabelecidas pelo CNAE (Cadastro Nacional de Atividades Econômicas). Buscando a atividade principal no CNAE, você terá o código da atividade, bem como os requisitos para enquadramento no regime tributário.
O regime tributário, está vinculado ao enquadramento da atividade da empresa, seu porte e seu faturamento anual. Assim, é previsto na legislação brasileira 3 regimes tributários:
Ter essa definição facilita a abrir uma empresa online, sem sair de casa.
O Alvará de Localização é emitido pelo Corpo de Bombeiros, que autoriza o funcionamento da sua empresa naquele local de escolha. Assim, um funcionário irá até a sua empresa e constatará se atende as questões de segurança, construção e características do negócio.
Já o Alvará de Funcionamento você deve solicitar na Prefeitura da sua cidade, que significa a autorização para o funcionamento de sua empresa na cidade.
Normalmente a Inscrição Estadual é obtida junto com o CNPJ, utilizando o mesmo cadastro. Em algumas cidades, a empresa deve ter a Inscrição estadual para a emissão do Alvará de Funcionamento.
A Inscrição Estadual é necessária principalmente para a obtenção do cadastro com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias).
Sabe-se que existem 2 maneiras de se abrir uma empresa: online ou física. Mas abrir uma empresa de maneira online oferece algumas vantagens como:
Em caso de dúvidas maiores, procure ajuda profissional de um contador ou de uma assessoria contábil. Vale a pena, pois eles já sabem como encaminhar de forma acertada.
Agora que você já sabe como abrir uma empresa online, planeje seu negócio e entre no empreendedorismo de forma legalizada.