O conflito conhecidos como “Segunda Guerra Mundial” ocorreu entre os anos de 1939 e 1945 e foi caracterizado por conflitos de escala mundial.
A Segunda Guerra pode ser abordada por questões de história geral das mais variadas provas, como os vestibulares e a prova do ENEM.
Dessa maneira, para que você consiga se preparar da forma correta, o artigo de hoje trouxe um resumo com as principais consequências da Segunda Guerra Mundial para a história. Confira!
Com certeza um dos maiores impactos provocados pela Segunda Guerra Mundial foram as vidas humanas perdidas, uma vez que o conflito provocou mais de 40 milhões de mortes.
Além essa característica trágica, a Segunda Grande Guerra impactou a história de várias formas e alguns eventos merecem destaque:
O termo “Massacre de Katyn” é usado para definir um genocídio provocado por alguns membros da polícia secreta da União Soviética.
O conflito foi voltado contra a Polônia e provocou a morte de mais de 20 mil pessoas. Ainda, as famílias dos que perderam as suas vidas foram enviadas para campos de trabalho forçado.
O Massacre de Babi Yar aconteceu na Ucrânia, ano de 194. Na ocasião, tropas nazistas fuzilaram mais de 30 mil judeus.
Sem dúvidas o Holocausto foi um dos principais acontecimentos da Segunda Guerra Mundial (e também um dos que causaram o maior número de mortes).
O termo “Holocausto” é utilizado para definir a perseguição e o extermínio sistemático, elaborados pelos nazistas. O mesmo foi o responsável por provocar a morte de seis milhões de judeus durante todos os seus anos de duração.
Os Estados Unidos lançaram bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki para forçar a rendição do Japão durante a Segunda Guerra Mundial.
A cidade de Hiroshima possuía 350 mil habitantes e mais de 140 mil pessoas morreram durante o ataque. Na cidade de Nagasaki, mais de 74 mil habitantes perderam as suas vidas.