Como a saúde mental está relacionada ao trabalho?
A saúde mental está relacionada ao trabalho de diversas formas. Como somos seres completos, ou seja, não separamos o nosso corpo da nossa mente, nós sempre estaremos lidando com nossas emoções e pensamentos, durante o trabalho.
Do mesmo modo, o nosso corpo e bem-estar físico também impactam a nossa saúde mental. Por isso, procurar manter um equilíbrio entre ambos é fundamental.
Neste texto, portanto, discutimos alguns fatores que ligam a saúde mental ao trabalho. Acompanhe e venha refletir com a gente.
Como a saúde mental está relacionada ao trabalho?
A saúde mental está relacionada ao trabalho desde o momento em que pensamos sobre as nossas tarefas profissionais, até o momento em que as executamos. Veja:
1. Funcionários felizes são mais motivados
A saúde mental está ligada à sensação de felicidade e bem-estar que podemos sentir em alguns contextos de nossas vidas. Claro que a emoção de felicidade não é sentida o tempo todo, mas, ela é fundamental para que possamos manter a nossa saúde equilibrada.
No âmbito do trabalho, a felicidade pode ser vista como momentos de extrema alegria e prazer pelo que se faz. E essas sensações são o que podem carregar a motivação de uma pessoa. Por isso, a saúde mental está relacionada ao trabalho a partir do momento em que funcionários felizes são pessoas mais motivadas.
2. Saúde mental traz mais foco
A saúde mental também é responsável pelo bom desempenho do nosso cérebro. Quando nossos pensamentos e emoções são “bagunçados” e desequilibrados, automaticamente tendemos a ter menos foco e concentração nas atividades executadas.
3. A produtividade está envolvida com a saúde mental
Nossa produtividade também está muito ancorada à nossa saúde mental.
Isso porque se vivemos preocupados, se temos problemas pessoais e profissionais, e ainda a sobrecarga no trabalho gera estresse e ansiedade, como poderemos focar no trabalho e sermos produtivos? Pois é!
Por isso, quando pensar em como a saúde mental está relacionada ao trabalho, lembre-se de que é por meio do equilíbrio mental que nós podemos ser mais produtivos.
4. Pessoas com o psicológico equilibrado podem construir relações mais sólidas no trabalho
Os relacionamentos interpessoais no trabalho também fazem toda a diferença no dia a dia de um colaborador. Quem consegue se relacionar melhor, consegue trabalhar em equipe e desenvolver projetos em conjunto com mais facilidade.
Em contrapartida, quando a saúde mental é negligenciada, automaticamente as relações interpessoais também podem sofrer. E isso gera problemas de comunicação; conflito dentro da equipe; atrasos nas entregas de resultados; etc.
5. O propósito ganha vida quando cuidamos da saúde mental no trabalho
A saúde mental também nos ajuda a enxergar um propósito naquilo que estamos desenvolvendo e desempenhando. E isso é imprescindível para que possamos manter a nossa motivação, mesmo em tempos mais difíceis de crise.
Sendo assim, quando você pensar em como a saúde mental está relacionada ao trabalho, lembre-se dessa premissa: é com autoconhecimento que enxergamos o valor daquilo que fazemos e, assim, nos sentimos mais felizes, realizados e completos com o nosso trabalho.
Portanto, priorize a sua saúde mental e a de sua equipe, a fim de conquistar uma vida profissional mais feliz e motivadora. Boa sorte! 🙂