Você sabia que a alimentação pode afetar a saúde de seus ossos de diversas formas? Tanto positiva quanto negativamente? Por isso, manter uma dieta balanceada é de suma importância para proteger a saúde óssea e garantir a força dessas estruturas tão importantes para o nosso corpo.
No decorrer deste texto, apresentamos algumas considerações importantes sobre o assunto. Não deixe de conferir!
Como a alimentação pode afetar a saúde de seus ossos?
A alimentação pode afetar a saúde de seus ossos de diversas formas. Afinal de contas, se somos aquilo que comemos, automaticamente a alimentação é uma peça-chave no fortalecimento de ossos e tecidos corporais – e isso é óbvio.
Porém, você já parou para pensar nos impactos nos ossos que a alimentação pode provocar, para além do consumo ou ausência de cálcio? Abaixo trouxemos informações que podem ser bem interessantes nesse sentido. Continue lendo.
1. Ossos podem ficar mais fracos sem o consumo de cálcio
Obviamente, o cálcio tem o papel de fortalecer os nossos ossos e a sua ausência na alimentação pode impactar a nossa saúde. Quanto menos cálcio, mais fraqueza nos ossos e mais chances de desenvolver doenças como a osteoporose.
Por isso, consumir alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados, é uma das formas de fortalecer essa estrutura.
2. A vitamina D auxilia na absorção do cálcio
A vitamina D, encontrada em frutos do mar e peixes, auxilia na absorção do cálcio. Quando essa vitamina está em déficit no nosso organismo, os ossos também podem começar a sofrer por conta disso.
Inclusive, você pode absorver vitamina D ao ser exposto ao sol – mas não precisa fazer isso sem protetor solar, combinado?
3. O excesso de ácido fosfórico em refrigerantes dificultam a absorção de cálcio
Segundo estudos, os refrigerantes, apesar de serem saborosos, são muito maléficos para a nossa saúde, por diversos motivos. Eles são açucarados e podem estimular doenças como a diabetes; aumentam o consumo calórico e, consequentemente, o peso corporal; e contêm ácido fosfórico, que são responsáveis por dificultar a absorção de cálcio.
Por isso, beber refrigerante demais é mais uma forma como a alimentação pode afetar a saúde de seus ossos: você pode ter maiores chances de osteoporose por isso!
4. O sódio em excesso também impacta a saúde dos ossos
Segundo estudos, o sódio em excesso, muito presente em temperos industrializados e alimentos ultraprocessados, também pode impactar a saúde dos ossos.
Quanto mais sódio consumimos – além da conta necessária e ideal – maiores são as chances de os nossos ossos terem dificuldades de absorver o cálcio consumido.
Logo, elevam-se as chances de ter alguma doença nos ossos, pois eles estarão mais enfraquecidos.
Por isso, é muito importante cuidar com o excesso de sódio consumido no dia a dia. Até porque, esse consumo exagerado não afeta só os ossos, como também os rins, causando cálculos renais e desencadeando a temida retenção de líquidos.
Agora que você sabe que a alimentação pode afetar a saúde de seus ossos, cuide-se para proteger toda a sua saúde!