De acordo com um estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), as festas de final de ano devem estimular os setores de comércio e serviços com a abertura de cerca de 100 mil vagas até dezembro. Os cargos de vendedor, ajudante e de balconista são os mais procurados.
O salário médio ofertado para os cargos temporários está em R$1.648. A carga horária exigida é de seis a oito horas diárias. Ademais, 77% dos empresários que pretendem contratar funcionários no período, afirmam que procuram suprir a demanda da época de festas, onde há um aumento exponencial nos setores.
No entanto, alguns empreendedores não deverão investir na contratação de pessoal neste ano. Todavia, eles dizem que não haverá um aumento considerável na demanda, além de indicarem uma falta de verba e um aumento nos encargos trabalhistas, o que deve atrapalhar os contratos temporários no período de festas.
Segundo os dados levantados pela pesquisa, mais de 55% dos empresários deverão contratar mão de obra temporária. 32% dos empreendedores farão admissões por tempo indefinido. Aliás, a média de vagas oferecidas de contratos temporários nesta época do ano é de 1,5 por empresa.
Contratações para o final do ano
A princípio, o estudo apontou que 49% das empresas deverão fazer contratações informais. Cerca de 48% vão assinar a carteira de seus funcionários. Apenas 14% das organizações deverão contratar pessoal terceirizado, a fim de suprir as demandas das festas e das datas comemorativas.
Segundo o presidente da CNDL, José César da Costa, as comemorações de fim de ano podem ser uma ótima oportunidade para quem está desempregado. Analogamente, isso se deve ao fato de que há sempre uma oportunidade para que os trabalhadores sejam efetivados após o final do ano, principalmente para quem se destaca no mercado.
Apesar do número de vagas para o período ser significativo, ele está aquém das estimativas do início do ano, que eram de uma abertura de 105.723 vagas. Dessa maneira, na época, houve um otimismo relacionado ao abrandamento das medidas restritivas causada pela pandemia de covid.
Vagas para contratos temporários
Algumas empresas de renome já iniciaram seus contratos de trabalho temporário para o final de ano, para atender a demanda, principalmente da Black Friday e do natal. A Coca-Cola Femsa Brasil, Americanas e o GiGroup estão com mais de 17 mil vagas abertas para contratos temporários de trabalho.
Coca-Cola Femsa Brasil
A Coca-Cola Femsa Brasil é a empresa responsável por engarrafar os produtos da Coca-Cola no país. em síntese, foram abertas duas mil vagas de trabalho temporárias em oito estados, nas regiões Sul, Sudeste, e Centro-Oeste, no chamado Plano Verão da Companhia. Os contratos devem ir até ofinal de dezembro.
Dessa maneira, as oportunidades são para ajudante operacional, arrumador de palete, auxiliar de motorista entregador, assistente de manufatura, auxiliar de remessa, conferente, motorista entregador, operador de empilhadeira, operador de máquina, técnico de manufatura, vendedor, entre outros.
Para participar do processo de recrutamento é preciso ter ensino fundamental ou médio completo. Deve-se ter disponibilidade para trabalhar no final de semana, além de ser desejável ter experiência em logística e outras áreas relacionadas aos cargos oferecidos pela empresa.
Vagas para a Americanas
As lojas Americanas estão em busca de contratar um pessoal temporário para atuar na Black Friday e no natal. São cerca de cinco mil vagas oferecidas pela empresa em todo o país. Os candidatos devem ter mais de 18 anos e ensino médio completo. Não é exigido experiência e há ainda a possibilidade de contratação por tempo indeterminado.
Os cargos são para operação de logística, operação de loja, agente de atendimento, manuseio de empilhadeira, manobrista, entre outros. A Americanas está presente em mais de 900 cidades. Os cargos oferecidos para atuar nas lojas físicas são de operador de loja.
Gi Group
O Gi Group Holdin está oferecendo mais de 10 mil vagas temporárias para atuar em todo o país. Os cargos oferecidos são de auxiliar de loja, vendedor, estoquista, promotor de vendas, auxiliar de logística, operador de empilhadeira, motorista e ajudante operacional.
Há um otimismo do setor varejista que conta também com a Copa do Mundo. Em conclusão, de acordo com a Gi Group, espera-se que ainda mais vagas sejam abertas, com as contratações se excedendo até fevereiro de 2023, com o objetivo de suprir as demandas relacionadas às voltas às aulas.