Saber o que comer para estudar melhor é uma excelente alternativa para quem quer impulsionar a concentração e a memorização com base em uma alimentação saudável. Isso porque o que comemos, inevitavelmente, irá impactar a maneira como o nosso corpo lida com toda as suas, digamos, “obrigações”. Por isso, investir em alimentos que protegem a saúde do cérebro e melhoram o seu funcionamento pode ser uma opção incrível. Veja, neste texto, alguns alimentos que podem ajudá-lo nessa missão.
O que comer para estudar melhor?
A nossa alimentação, sem dúvida alguma, pode contribuir para a saúde do nosso cérebro, impactando nos nossos resultados nos estudos. Porém, ela, por si só, não é o bastante para suprir todas as nossas necessidades. Precisamos também de água, exercícios físicos e boas noites de sono para que tudo funcione da melhor maneira possível.
Por isso, encare a lista abaixo como um dos possíveis pilares que você pode implementar na sua rotina para aprender mais e com mais facilidade.
1. Peixes
Os peixes são ricos em gorduras boas que estão presentes na estrutura do nosso cérebro. Sendo assim, consumi-los é uma forma de garantir a integridade cerebral, protegendo, inclusive, os nossos neurônios e todas as funções cerebrais. Além disso, os peixes também possuem agentes antioxidantes que combatem os efeitos dos radicais livres nas célula do cérebro, contribuindo para a proteção da nossa memória e raciocínio de maneira geral.
2. Espinafre
A vitamina K, presente no espinafre, é responsável por auxiliar na produção de gordura que é encontrada no cérebro. Sendo assim, esse estímulo faz com que as nossas células cerebrais fiquem, digamos, mais “fortes”, melhorando a nossa cognição de uma maneira geral. Por conta disso, você pode comer espinafre para estudar melhor a cada dia.
3. Tomate
O tomate é rico em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, por isso, você pode comer para estudar melhor! Afinal, essas propriedades são essenciais para proteger o nosso cérebro contra a ação de agentes nocivos, como os conhecidos radicais livres. Inclusive, preparar saladinhas de tomate para consumir como lanche durante os estudos pode ser bem saboroso e agradável, concorda?
4. Frutas vermelhas
As frutas vermelhas também podem ser consumidas para melhorar os estudos e a cognição de uma maneira geral. Isso decorre do fato de que elas são fontes de vitamina C, que também age como um poderoso antioxidante dentro do nosso organismo. Além disso, a vitamina C também ajuda o nosso sistema imunológico a ficar mais forte, o que promove benefícios não só para a saúde do cérebro, como para o corpo todo.
5. Aveia
A aveia é um alimento muito versátil e que faz bem à saúde por diversos motivos. Como ela é rica em fibras e carboidratos, sua digestão é mais lenta do que a que acontece com os carboidratos refinados, como bolos e doces de padaria. Isso quer dizer que ela libera glicose aos poucos, dando energia para o nosso cérebro à medida que ele necessita – e sem altas doses inesperadas de glicose.
Bacana, não é mesmo? Agora você já sabe o que pode comer para estudar melhor! Apenas lembre-se de conversar com o seu nutricionista caso você tenha restrições alimentares, combinado? 😉