Foliculite: Formas de acabar com o problema
A foliculite pode ser um grande incômodo na vida de muitas pessoas. Afinal, ela causa dor, desconforto e, ainda por cima, pode criar um aspecto estético nada interessante. Por isso, neste texto, nós reunimos uma série de dicas que podem ajudá-lo a colocar em prática cuidados que combatem a foliculite. Acompanhe!
Formas de acabar com a foliculite
A foliculite pode ser mais ou menos intensa, dependendo das características da pessoa. Por isso, não é possível generalizarmos algo que seja infalível para o problema. Inclusive, lembre-se de que estas dicas não descartam a consulta com o profissional da saúde, pois apenas ele é quem saberá orientar você de acordo com as características do seu caso, está bem?
As dicas abaixo visam a construção de hábitos de cuidados com a pele que sejam mais saudáveis, mas não são tratamentos em si. Portanto, se você sofre com muita foliculite, a busca por orientação médica é relevante. Vejamos, agora, algumas considerações sobre o assunto:
1. Evite o uso de roupas muito apertadas
O uso de roupas muito apertadas pode piorar os casos de foliculite, pois pode ocasionar uma espécie de “obstrução” na pele, impedindo que os pelinhos cresçam do modo como deveriam. Sendo assim, comece a avaliar o tipo de roupa que você tem usado cotidianamente: será que você não está usando peças que são muito apertadas e podem estar prejudicando a saúde da sua pele? Pense nisso!
2. Depile na direção do crescimento dos pelos
Muitas pessoas, ao usarem a lâmina para depilar os pelos, direcionam-a de baixo para cima, ou seja, na direção contrária ao crescimento dos pelos. Porém, para evitar a foliculite, o ideal é que essa direção seja sempre acompanhando o crescimento folicular, a fim de evitar cortes nos pelos que possam causar a inflamação mais tarde.
3. Mantenha a pele hidratada
Uma pele hidratada tende a ser mais forte e saudável, o que reduz as chances de desenvolver inflamações que causem desconforto, como a foliculite. Portanto, usar os cosméticos adequados para o seu tipo de pele é uma das maneiras de evitar o problema de pelos inflamados.
4. Esfolie a pele suavemente antes da depilação
A esfoliação da pele também deve ser feita com regularidade, usando produtos adequados para a sua pele. Desse modo, torna-se possível remover as células mortas, manter a pele mais limpa e saudável, ao mesmo tempo em que evita-se o aparecimento de pelos encravados, que poderiam inflamar e causar a foliculite mais tarde.
5. Evite a depilação excessiva
Depilar a pele todos os dias pode deixá-la mais sensível e irritada, o que aumenta as chances de uma inflamação se instaurar. Portanto, cuidado com a sua rotina de depilação com lâmina! Lembre-se de que ficar esfregando a pele com a lâmina pode ser bem desagradável para o tecido cutâneo.
6. Busque ajuda profissional
Como mencionamos anteriormente, cada caso de foliculite é único e, portanto, é necessário que um profissional da saúde avalie a situação para orientar você quanto aos cuidados adequados ao seu caso. Assim, as chances de acabar com a foliculite serão muito maiores. 😉