Embora não exista a fórmula infalível para combater a ansiedade e a depressão, existem ações que tendem a elevar a qualidade de vida e promover mais bem-estar e saúde mental para as pessoas.
Porém, isso também não significa que essas ações mudam as nossas emoções de uma hora para outra – é preciso tempo.
Com base nesses pressupostos, fizemos este conteúdo com algumas dicas que podem ajudar você. Confira e saiba mais!
Como combater a ansiedade e a depressão?
Nosso corpo e nossa mente estão intimamente relacionados. Isso quer dizer que o que fazemos com o nosso corpo irá impactar as nossas emoções. Assim sendo, se dormimos mal, nosso humor pode ficar abalado. Se somos sedentários, podemos sentir cada vez mais fadiga e indisposição para as tarefas.
Por isso, considere as ideias abaixo como inspiração na hora de criar uma conexão entre a sua mente e o seu corpo, promovendo momentos de prazer, bem-estar e felicidade, que ajudam a combater a ansiedade e a depressão. Vejamos:
1. Exercícios físicos
Os exercícios físicos ajudam a combater a ansiedade e a depressão, uma vez que promovem sensações de prazer e bem-estar. Além disso, ajudam a equilibrar uma série de funções do organismo, impedindo que desequilíbrios e disfunções cerebrais apareçam com frequência.
2. Hobbies
Os hobbies também são responsáveis por desencadear sensações positivas em nossa mente e corpo. Outro benefício é que eles nos ajudam a distrair a mente, deixando de lado aqueles problemas que, às vezes, ficam ecoando, repetidamente, em nossos pensamentos.
Por isso, investir em desenho, artesanato, jardinagem ou outro tipo de hobby de sua preferência, pode ser uma boa ideia.
3. Sociabilidade
A sociabilidade também é importante na hora de combater a ansiedade e a depressão. Como somos seres sociais, precisamos interagir com quem amamos para encontrarmos mais felicidade e até mesmo aumentar a nossa autoestima. Portanto, não negligencie as suas relações com aquelas pessoas queridas.
4. Rotina de sono e descanso
A rotina de sono e de descanso contribui para o equilíbrio emocional e cerebral, reduz as chances de esgotamento mental e ainda promove sensações agradáveis. Afinal, quem nunca ficou de mau humor depois de uma noite de sono mal dormida? Pois é!
Justamente por conta desses pontos que ter uma rotina de descanso e investir na higiene do sono é bem importante.
5. Gentileza para consigo mesmo
Seja mais gentil com você mesmo. A autocobrança excessiva pode prejudicar a saúde mental, fazendo com que seja construído a errônea ideia de que tudo tem sido feito de uma forma negativa e ruim. Portanto, comece a ser mais gentil com a sua pessoa, não fique se cobrando de uma maneira agressiva e respeite os seus limites.
6. Atividades que relaxam
Meditação, caminhada, dança, ASMR, massagem… são muitas as atividades que relaxam e que podem ajudar a combater a ansiedade e a depressão. Invista nas que forem mais a “sua cara” e coloque em prática momentos incríveis para si mesmo.
7. Psicoterapia
A psicoterapia não precisa ser procurada apenas quando o problema de saúde mental está instaurado. Você pode conversar com um psicólogo de uma forma mais preventiva, cuidando da mente com muita atenção. Pense nessa possibilidade!