Tecnologia

Com RFID, Havan consegue chegar a 99% de precisão dos pedidos

A rede varejista Havan, que conta com 166 lojas, começou a implementar a tecnologia RFID em 2019, na intenção de identificar – via radiofrequência – todos os seus produtos com etiquetas digitais com um microchip. Isso daria agilidade e precisão das informações do estoque da empresa. Dois anos depois, a rede varejista conseguiu reduzir o tempo de ciclos de contagem – um processo interno de logística – em 97% e aumentou a precisão dos pedidos para 99%.

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O projeto foi desenvolvido internamente no Havan Labs, utilizando tecnologia da Zebra Technologies Corporation. Alexsandro Elói Venancio, gerente de Desenvolvimento de Sistemas do Havan Labs, a iniciativa se tornou uma referência no uso desta tecnologia na América Latina. Ele afirma que um projeto desse porte levaria em torno de 10 anos para ser implantado 100%. No entanto, o gerente destaca a mobilização junto com os fornecedores para acelerar o projeto. 

Para facilitar a aquisição das impressoras, a Havan trabalhou para montar uma cooperativa com os fornecedores. Com isso, houve redução de 50% nos valores das etiquetas e das impressoras por parte dos fabricantes. “Para quem não tinha condições de adquirir a impressora, foram montados cinco bureaux com parceiros para atender esses fornecedores. Além de dar todo o treinando e preparo necessário para viabilizar a operação”, diz Venâncio.  

“As soluções RFID da Zebra têm sido um sucesso para o nosso negócio, para os nossos colaboradores e para os fornecedores, que adotaram rapidamente a tecnologia, melhorando a visibilidade do estoque e entregando um serviço melhor e mais rápido aos nossos clientes, seja on-line ou na loja”, afirma. 

O antes e depois

Antes de implantar o RFID, a Havan tinha dificuldades para receber, encontrar e selecionar produtos, além de enfrentar o desafio de ler códigos de barras mal impressos. Depois de adotar as impressoras e dispositivos portáteis RFID da Zebra, a empresa foi capaz de desenvolver uma estratégia omnicanal, oferecendo aos clientes diferentes opções de entrega, como Click&Collect, que é a opção de retirada do produto em uma loja física após a compra online. 

Entre os benefícios do RFID, estão a velocidade e a exatidão nas leituras. A tecnologia pode oferecer 100% de precisão nas contagens de produtos e possibilita que inventários que levavam dias para ser feitos, sejam realizados em poucas horas. A Havan gastava cerca de 750 horas para fazer um inventário em uma loja. No setor de moda, por exemplo, eram 15 pessoas durante cinco noites para contar todos os itens. “Hoje, o trabalho é feito por uma única pessoa, em poucas horas, com rapidez e total segurança dos dados”, afirma o gerente da varejista.

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Os ganhos deste tipo de tecnologia também se aplicam para o controle do estoque e distribuição de produtos na área de venda. Sendo possível garantir a distribuição para as lojas de modo eficiente, diminuindo o estoque e gerando resultado em econômica para a empresa. Para os fornecedores da Havan, a tecnologia também auxilia as empresas no controle de produção e distribuição, já que o sistema de controle pode ser utilizado em seus negócios. 

“Com o RFID, sabemos exatamente se determinado produto está na área de venda ou no estoque. Esse controle é fundamental para uma boa gestão logística”, frisa. 

A tecnologia envolvida

Para gerenciar mais de 350 mil unidades de estoque (SKUs) e atender às necessidades de mais de 150 milhões de clientes que são atendidos anualmente na Havan, a varejista selecionou impressoras e sleds Zebra RFID para melhorar a visibilidade do estoque e a produtividade dos colaboradores. Os ganhos se deram tanto em na cadeia de suprimentos quanto nas operações de logística. 

A Zebra explica que as impressoras RFID ZT410 etiquetam produtos na fábrica dos fornecedores, enquanto as impressoras RFID ZT230 e RFD8500 identificam, rastreiam e localizam produtos rapidamente nos centros de distribuição e nas centenas de lojas. 

Venancio, da Havan, destaca o quanto é importante para a varejista poder contar com fornecedores como a Zebra. “Temos o prazer de trabalhar com fornecedores como a Zebra, que estão conectados com o futuro e ajudam os varejistas a elevar a experiência do cliente, otimizar o estoque e construir operações mais inteligentes”, completa.