Saúde e Bem Estar

Colega de trabalho narcisista: Como lidar com isso?

O narcisismo pode minar as relações interpessoais.

Reconhecer um colega de trabalho narcisista pode lhe ajudar a ter relações mais saudáveis no ambiente corporativo. Isso porque só quem já lidou com um narcisista sabe o quanto a relação pode ser desgastante, e até mesmo tóxica.

Por isso, compreender quais são as características de um colega narcisista e entender formas de lidar com isso é de suma importância para melhorar a atmosfera no ambiente de trabalho. A seguir, explanamos informações sobre este assunto.

Como reconhecer um colega de trabalho narcisista?

O primeiro passo para lidar com um narcisista é, obviamente, compreender os seus comportamentos. Isso nos dará pistas sobre as formas de diminuir os impactos que o narcisismo provoca nas relações. Sendo assim, veja os sinais de um colega de trabalho narcisista:

  • Culto a si mesmo: Ele está o tempo todo enaltecendo suas próprias qualidades e aptidões.
  • Falta de reconhecimento da equipe: Não reconhece o esforço da equipe, como se ele fosse o único responsável pela conclusão de um projeto.
  • Falta de empatia: Não demonstra empatia em praticamente nenhum contexto.
  • Dificuldade para receber feedback: Demonstra uma atitude “defensiva” diante de um feedback negativo.
  • Não aceita opiniões alheias: Não dá ouvidos ao que os outros têm a dizer.
  • Demonstra necessidade de controle constante: Mostra que quer controlar as ações de todas as pessoas, custe o que custar.

Como lidar com um colega de trabalho narcisista?

Você reconheceu um colega de trabalho narcisista e agora não sabe como lidar com esse tipo de perfil? Veja algumas dicas que podem lhe ajudar:

1- Mantenha apenas o contato necessário

Evite contatos desnecessários ao longo do dia. Por mais que seja importante manter as relações interpessoais no trabalho, quando isso se torna algo tóxico, você precisa reduzir o contato ao máximo. Assim, procure a pessoa narcisista apenas em momentos específicos e necessários, tentando manter uma distância entre você e ela.

Caso ela seja da sua equipe, foque em conversar apenas sobre as ações relacionadas ao trabalho. Quando ela comentar algo sobre alguém ou tentar engrandecer a si mesma, desconverse ou apenas ouça, sem “abrir” um caminho ou um diálogo.

2- Não se envolva nos jogos do narcisista

Seguindo o raciocínio acima, ao lidar com um colega de trabalho narcisista, não se envolva em seus jogos. É possível que ele use gatilhos mentais para que você fale sobre outro colega ou engrandeça uma atitude dele próprio. Portanto, esquive-se disso. Reduza os assuntos ao trabalho, e apenas isso.

3- Estabeleça um limite de forma concisa

Se você perceber que mesmo “fugindo” das fofocas, esse assunto ainda aparece de maneira insistente, seja sincero e demonstre um limite. Fale que você não se sente confortável com determinados assuntos e que prefere deixá-los fora das suas conversas no seu trabalho.

O mesmo vale para imposições: Se o narcisista quer “mandar” em você, demonstre que há um limite entre cooperação e submissão.

4- Converse com os seus superiores

Quando um colega de trabalho narcisista passa dos limites e, mesmo através de uma conversa franca, nada melhora, experimente conversar com os seus superiores. Não sinta vergonha de falar sobre algo que está lhe incomodando.

Às vezes, os gestores não perceberam o problema e, com a sua atitude, poderão tomar medidas importantes para melhorar a relação no trabalho. Busque suporte se necessário!