Nem sempre é fácil lidar com um colega de trabalho fala alto demais, especialmente em dias nos quais há um aumento no estresse por algum motivo. Porém, não podemos, simplesmente, ser mal educados com os outros, certo? Precisamos de empatia, paciência e calma na hora de lidar com esse tipo de situação. Sendo assim, convidamos você para analisar as nossas sugestões de hoje na hora de lidar com um colega que possa estar aumentando o tom de voz além da conta.
Como lidar com um colega de trabalho fala alto demais?
Um colega de trabalho que fala alto demais pode ser irritante em alguns momentos. No entanto, isso não justifica comportamentos de exclusão, fofoca ou maus tratos. É preciso agir com respeito e paciência, sempre priorizando a empatia. Afinal, imagine se fosse o contrário? Se você tivesse uma característica pessoal que incomoda as outras pessoas? Como se sentiria se todo mundo falasse mal e tentasse se afastar de você? Pois é!
Por isso, exercitar a empatia e pensar em formas de comunicar o colega, de forma empática, sobre o que está acontecendo, é um caminho mais relevante. A seguir, damos algumas dicas de como isso pode ser feito:
1. Dê um feedback sincero, em momento apropriado
Agende um momento para conversar com o seu colega. De preferência, em um ambiente mais reservado, para que o assunto seja abordado sem grandes constrangimentos.
É importante reservar esse momento para comunicar a situação de forma empática e assertiva, falando sobre a importância do tom de voz na empresa, da escolha da linguagem nas conversas com os pares, e assim por diante.
Não diga que a pessoa está errada e deve mudar. Diga que algumas características podem ser melhoradas. 😉
2. Jamais o interrompa
Se o colega de trabalho fala alto demais e você se sente incomodado, exercite a sua paciência. Interromper a pessoa, no meio de uma fala, para dizer que ela deve falar mais baixo é algo rude e constrangedor. Não faça isso.
3. Mantenha o seu tom de voz mais baixo
Uma forma de lidar com um colega de trabalho que fala alto demais é você manter um tom mais baixo durante as conversas. Não levante para tentar cobrir o que a outra pessoa diz, muito menos para acompanhar o volume da voz alheia.
Sendo assim, foque em manter um tom baixinho, para ver se a pessoa compreende e começa a acompanhar você.
Se ela questionar, diga que você prefere conversar em um tom mais baixo sobre determinado assunto.
4. Converse com a liderança
Se você perceber que o volume do tom de voz usado no dia a dia está incomodando os colegas, prejudicando a concentração e atrapalhando o rendimento, converse com a liderança.
O líder tem o papel de dar feedbacks e orientar os seus liderados, por isso, conversar com ele e esclarecer a situação, para que seja possível tomar medidas, é um caminho interessante.
5. Entenda que as pessoas são diferentes
Por fim, não se esqueça do simples fato de que as pessoas são diferentes e que não temos o direito de mudá-las apenas porque queremos. Respeitar as diferenças faz parte da vida profissional.