Quem nunca teve um colega de trabalho distraído, não é mesmo? Esse tipo de situação pode ser proveniente de uma série de fatores. Em alguns casos, inclusive, pode ser que o indivíduo esteja lidando com problemas pessoais sérios e, por isso, acaba por se distrair.
Por isso, antes de qualquer coisa, lembre-se de que a empatia no trabalho é fundamental. Além disso, saber dialogar com o seu colega é um bom caminho.
Neste artigo, portanto, apresentamos essas e outras considerações que podem lhe ajudar nessa situação. Continue lendo.
Não existe mágica para lidar com um colega de trabalho distraído. Afinal, estamos lidando com uma pessoa. E como cada pessoa é única, precisamos usar o poder da observação e de uma boa conversa para conseguir manejar a situação. Entenda:
Sempre que você for delegar funções para o seu colega de trabalho distraído, foque em conversar com ele de maneira clara. Apresente o que deve ser feito e se perceber que ele está se dispersando do assunto, “traga-o” de volta.
Uma maneira de ajudar uma pessoa distraída a compreender o que você acabou de dizer é questionando-a. Assim ela se força a pensar sobre o que ouviu, na hora de explicar “de volta” para você.
Além de delegar as tarefas de maneira coordenada e eficiente, lembre-se de que o seu colega de trabalho distraído precisa saber quais são os prazos das atividades. Caso contrário, ele poderá simplesmente se dispersar e até mesmo esquecer de executar algo.
Assim, é interessante deixar visível um mural com todos os prazos (de todas as pessoas) para que todo mundo possa ter acesso a essas informações.
Se perceber que o seu colega de trabalho distraído cometeu algum equívoco por conta da falta de atenção, dê a ele um bom feedback. Seja sincero e gentil com as suas palavras, a fim de ajudá-lo a melhorar a cada dia.
Cuidado com as acusações: não saia “apontando o dedo”. Mas sim, procure apresentar o cenário ideal com respeito e gentileza.
Se perceber que ele possui dificuldades em algumas tarefas específicas, experimente ajudá-lo a executá-las. Isso será uma boa forma de se aproximar da pessoa e ver em quais momentos ela costuma se distrair mais. E assim, seu feedback poderá ser ainda mais preciso.
E, claro, tenha paciência na hora de ajudar a pessoa. Não fique forçando a barra. Mantenha a calma e pense que poderia ser você precisando de ajuda.
Se todas as suas tentativas serem postas em prática, mas, infelizmente, não surtirem um bom efeito, converse com o seu líder. Quem sabe, ele terá outras ferramentas que podem ajudar o colega de trabalho distraído a lidar melhor com o dia a dia da corporação.
Porém, não leve isso como uma fofoca. Seja gentil na hora de falar do seu colega e faça isso com o intuito de ajudá-lo, não puni-lo. 😉