Saber quais coisas que podem levar a equipe ao burnout é importante para prevenir esse tipo de quadro na empresa, uma vez que a saúde do colaborador pode ficar bastante comprometida nesse tipo de situação.
Por isso, reunimos dicas e considerações que podem ajudá-lo a proteger um pouco mais a saúde mental da sua equipe. Acompanhe e saiba mais!
Coisas que podem levar a equipe ao burnout
São diversas as coisas que podem levar a equipe ao burnout e, inclusive, tudo depende do tipo de trabalho desenvolvido pelo time. Isto é, trabalhos que provocam muita pressão no trabalhador, de forma geral, tendencialmente terão mais chances de fazer com que a equipe desenvolva burnout. Porém, não é apenas o trabalho sob pressão que gera esse tipo de problema… existem outras circunstâncias negativas que podem fomentar o aparecimento do esgotamento no trabalho.
A seguir, listamos algumas dessas situações para que você analise a sua equipe e verifique se há necessidade de implementar mudanças. Confira!
1. Prazos extremamente curtos
Estabelecer prazos irreais para as entregas ou para as metas é algo que pode levar o time ao burnout. Pois pare e pense: se o prazo é curto e irreal, significa que o time deverá trabalhar o dobro ou o triplo, negligenciando até mesmo a vida pessoal, certo? Logo, esse tipo de cenário eleva as chances de um indivíduo desenvolver o burnout.
2. Excesso de atividades
Assim como os prazos curtos podem ser uma das coisas que podem levar a equipe ao burnout, o excesso de atividades também pode causar esse tipo de problema. O fato é que o excesso de trabalho causa exaustão mental, uma vez que atravessa os limites pessoais dos indivíduos.
A equipe pode até trabalhar para entregar tudo o que está pendente, mas a sensação é de que nunca sai do lugar, o que aumenta a insatisfação com o trabalho e o cansaço físico e mental.
3. Delegar de forma equivocada
Não saber delegar as atividades adequadamente é outro erro de gestão que prejudica o bem-estar do time. Se você delega “de qualquer jeito”, sem se atentar para o perfil de cada colaborador, pode estar sobrecarregando um deles. Por isso, avalie, com atenção o perfil de cada um dos seus colaboradores, para assim delegar de uma maneira que seja mais interessante para os envolvidos.
4. Cobrança excessiva
Sabemos que é muito importante cobrar da equipe quando algo não está indo muito bem. Porém, cobrar resultados rápidos, todos os dias, e sem critérios para isso, é uma das coisas que podem levar a equipe ao burnout. Não basta criar uma pressão sem fundamento em cima dos colaboradores… é preciso cobrar da forma certa, e respeitando os limites de cada um, para proteger a saúde da equipe.
5. Falta de benefícios, reconhecimentos e afins
A falta de benefícios, como um salário justo, reconhecimento dentro da empresa e outras vantagens trabalhistas também é uma das coisas que podem levar a equipe ao burnout. Afinal, por mais que a pessoa se esforce e dê o seu melhor, ela pode sentir que nada disso tem valido a pena, sentindo-se cada vez mais insatisfeita e sobrecarregada com o trabalho.
Pense nisso!