Investir em mudanças que são capazes de aumentar a sua energia física é um passo para deixar a rotina mais equilibrada e aumentar a sensação de produtividade. Por isso, elencamos algumas ideias que podem ajudá-lo a começar a se sentir mais “empolgado”, inclusive para as atividades que julga ser ruim. Acompanhe o conteúdo e saiba mais.
4 coisas capazes de aumentar a sua energia física
Antes de colocar em prática as ações para aumentar a sua energia física, vale um adendo: cada organismo é único, o que significa que algumas pessoas podem ter resultados com as dicas abaixo, e outras, por motivos de saúde, talvez não. Por isso, manter os seus exames médicos em dia e sempre seguir as recomendações dos profissionais da saúde é fundamental. Isto é, este conteúdo não substitui a recomendação médica, ok?
Inclusive, se você já coloca essas ações em prática, mas ainda se sente sem energia ao longo do dia, é válido buscar ajuda profissional para verificar se é algo relacionado a outras questões de saúde.
Esclarecido isso, vamos as dicas:
1. Evitar ficar muitas horas sem comer
Salvo em casos especificados pelo médico, ficar muitas horas sem comer pode fazer com que nos sintamos com menos energia e mais fraqueza. Por isso, construir uma rotina alimentar saudável, consumindo preparos leves e nutritivos a cada 3 horas, mais ou menos, pode ser interessante.
Converse com o seu nutricionista para montar um cardápio que evite que você fique muito tempo com fome e sem comer, a fim de aumentar a sua energia física ao longo do dia.
2. Consumir água adequadamente
A falta de ingestão de água também pode ser um grande problema para a disposição do nosso organismo. Sem água, nosso coração precisa trabalhar mais e diversas funções do corpo podem ficar prejudicadas. Sendo assim, acabamos exigindo mais dos nossos órgãos, o que resulta em sensações de fadiga.
Dessa maneira, beber água de acordo com o seu corpo, mantendo-o sempre hidratado ao longo do dia, é indispensável para aumentar a sua energia física. Sem hidratação, não há como manter a energia o tempo todo.
3. Manter uma rotina de sono mais regrada
Por mais que isso possa parecer óbvio, a verdade é que muitas pessoas negligenciam esse cuidado. Um exemplo é o fim de semana: a pessoa tenta “recuperar as horas de sono” dormindo até muito mais tarde, o que atrapalha a organização do ciclo circadiano ao longo da semana.
Sendo assim, criar uma rotina de sono mais regrada, com horário certo para dormir e acordar todos os dias, é algo que contribui para a energia física. Você terá mais disposição, pois, aos poucos, o corpo se acostuma com a rotina e pode, dessa maneira, dormir melhor à noite.
4. Cuide da sua saúde mental
A saúde mental também está relacionada com a nossa energia corporal. Quando nos estressamos demais ou ficamos ansiosos excessivamente, podemos sentir fadiga e exaustão. Por isso, fazer pausas ao longo do dia, compreender melhor o que se sente e buscar psicoterapia são ações bem pertinentes. Pense nisso!