Saiu edital. O Conselho Nacional de Pesquisa Científico e Tecnológico (CNPQ) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) divulgaram a abertura de edital de processo seletivo para captação de Bolsistas Agente no Programa ALI – Agentes Locais de Inovação, cujo objetivo é promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de uma orientação proativa e personalizada.
De acordo com o edital, serão oferecidas 15 vagas para capacitação de candidatos a Agentes Locais de Inovação – Bolsa EXP-SC. Ao longo da capacitação, os candidatos serão avaliados e os 10 com melhor desempenho, serão efetivados como Agentes Locais de Inovação – Bolsa EXP-SB para o acompanhamento das empresas em campo. O Programa tem abrangência nacional e está consolidado como estratégia de competitividade para as pequenas empresas.
Veja também: Concursos Federais – Michel Temer sanciona lei que prevê 83.061 vagas para 2017!
O aprovado receberá Bolsa Capacitação EXP-SC no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais), por 1 (um) mês, a contar da convocação, prevista para 03/2017, de acordo com o cronograma do edital; e Bolsa ALI EXP-SB: R$ 4.000,00 (quatro mil reais) mês, por até 30 (trinta) meses, após a capacitação, sem possibilidades de renovação, já incluída ajuda de custo para Microcomputador portátil com acesso à internet móvel e smartphone. Além disso, o bolsistas contará com Plano de saúde, Transporte, materiais de expediente e a alimentação durante as atividades de campo.
Sobre o SEBRAE
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos. É um agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios de todo o país. Desde 1972, trabalha para estimular o empreendedorismo e possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos de micro e pequeno porte. Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Onde tem Brasil, tem Sebrae. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com pontos de atendimento nas 27 unidades da Federação.
O Sebrae é agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, mas não é uma instituição financeira, por isso não empresta dinheiro. Articula (junto aos bancos, cooperativas de crédito e instituições de microcrédito) a criação de produtos financeiros adequados às necessidades do segmento. Também orienta os empreendedores para que o acesso ao crédito seja, de fato, um instrumento de melhoria do negócio. Confira o vídeo com dicas preciosas.
Sobre o CNPQ
CNPQ é a sigla de Conselho Nacional de Pesquisa, que atualmente é chamado de Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É um órgão público que tem o objetivo de incentivar a pesquisa no Brasil.
Sobre a seletiva CNPQ e SEBRAE
O processo seletivo será coordenado pela empresa Concepção Consultoria Técnica Especializada LTDA. Os interessados em participar poderão se inscrever entre os dias 12 e 31 de janeiro de 2017, no endereço eletrônico oficial (www.concepcaoconsultoria.com.br).
Avaliações dos candidatos
Os inscritos serão avaliados por análise curricular e comprovação da formação acadêmica, que constará da verificação de atendimento ou não aos requisitos divulgados. O candidato deverá anexar o Currículo Lattes e o Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso, no campo indicado na ficha de inscrição.
A avaliação de conhecimentos contará com uma prova objetiva e discursiva, a serem aplicadas em 19 de fevereiro de 2017. De acordo com o documento de abertura, serão convocados para a 1ª etapa todos os candidatos que tiverem sua inscrição validada, isto é, aqueles que preencheram o cadastro eletrônico e atenderam a todos os requisitos para a vaga.
A avaliação objetiva contará com 70 (setenta) questões no valor total de 70 (setenta) pontos. Os candidatos serão avaliados pelas disciplinas de Língua Portuguesa (20), Informática (10) e Conhecimentos Específicos (40). Cada questão valerá 1,0 ponto em qualquer área.
Já a avaliação objetiva terá valor de 30 (trinta) pontos, cuja resposta deverá conter 20 (vinte) linhas, no mínimo e 30 (trinta) linhas, no máximo, sendo que as respostas fora desse padrão, não serão corrigidas.
Atribuições
O bolsista terá que prospectar, no mínimo, 40 (quarenta) empresas em até 06 (seis) meses, podendo esse número ser alterado para mais ou para menos, de acordo com a demanda encaminhada pela coordenação do Programa / Realizar visitas técnicas / Realizar diagnósticos e devolutivas / Elaborar relatórios / Realizar apresentações / Buscar informações que subsidiem o acompanhamento dos empreendimentos / Interagir com os interlocutores que tenham interface com o segmento empresarial acompanhado / Contribuir para a elaboração e acompanhar o plano de ação das empresas assistidas / Propor estratégias para que as empresas desenvolvam a cultura e o ambiente organizacional da inovação / Incentivar, acompanhar e valorizar os resultados intermediários e finais das empresas acompanhadas / Realizar negociações / Interagir com a coordenação nacional e estadual, consultor sênior e orientador / Participar da formação continuada / Participar de reuniões de acompanhamento (nacional e/ou estadual e/ou mensal e/ou individual) / Frequentar ambientes associativos das empresas / Fomentar o processo de aproximação no segmento empresarial / Elaborar agenda de trabalho e Programa de pesquisa as empresas / Produzir (artigo e estudo de caso) com os resultados obtidos após a investigação sobre a experiência como Agente, conforme a metodologia SEBRAE e CNPq / Ser um Agente de aproximação das soluções de inovação entre a demanda e a oferta / Atualizar informações no Sistema Nacional de Gestão e Monitoramento do Programa ALI – SistemALI / Obter do empresário as assinaturas dos documentos previstos no Programa / Orientar os empresários nas inscrições para o Prêmio Nacional de Inovação na categoria ALI.
Locais de atuação
De acordo com o edital, os aprovados vão atuar em Cuiabá e Várzea Grande (MT).