Neste final de ano, começa a expectativa para o Natal, para o Ano Novo e para as confraternizações. Essa época do ano, no entanto, também cria uma expectativa negativa: novos golpes desenvolvidos por criminosos em todo o país.
Nesta semana, Detrans de todo Brasil começaram emitir um alerta sobre o novo golpe por SMS. De acordo com informações das vítimas, criminosos estariam enviando alertas para o celular sobre uma suposta pendência na carteira de habilitação, que seria uma multa de trânsito.
O curioso nessa história é que mesmo pessoas que não têm carro estão recebendo esse tipo de alerta. Estamos falando de cidadãos que até tiraram a CNH mas que não costumam dirigir.
Como funciona o golpe
O golpe em questão começa com o envio de uma simples mensagem de texto por SMS. Essa mensagem indica que a carteira de habilitação está com suspensão em andamento e que, para evitar o bloqueio, o cidadão precisa clicar em um link.
Ao clicar neste link, a vítima é diretamente direcionada para um site falso da carteira digital de trânsito que leva a uma página falsa do gov.br que supostamente seria do Governo Federal.
Quando o indivíduo digita o CPF aparecem os dados verdadeiros da pessoa, como o nome completo, data de nascimento e o nome da mãe. Todos esse esquema acaba conferindo um ar de veracidade ao golpe em questão
No fim da página, a vítima é orientada a prosseguir no site fraudulento para regularizar a sua habilitação. É neste momento que o site falso gera um valor, e uma falsa guia de pagamento através de um novo link
Alertas
Várias pessoas já caíram nesse golpe e perderam dinheiro e dados para os criminosos. Detrans de todo o país começaram a divulgar comunicados em páginas oficiais em suas redes sociais alertando sobre esse tipo de golpe.
A Associação Nacional dos Detrans registrou casos de fraude em 18 estados e também no Distrito Federal até aqui.
No alerta, os Detrans afirmam que não enviam nenhum tipo de mensagem por sms, e-mail ou aplicativos de mensagem, e também não costumam fazer contato por telefone. Assim, a dica é ignorar esses avisos quando eles chegarem até você
“Durante os processos de suspensão, a gente aciona o condutor, sim, mas por vias oficiais. Todas essas notificações são enviadas por correio, são publicadas em Diário Oficial e publicadas no site do Departamento de Trânsito”, explica Luana Amélia de Abreu Teixeira, diretora de processos administrativos de trânsito da Coordenadoria Estadual de Trânsito de Minas Gerais (CET / MG).
Dicas para se livrar de golpes no CPF
- Mantenha os documentos por perto
Se os documentos são seus, a primeira dica é sempre mantê-los perto de você. Em alguns casos, atendentes de lojas podem pedir para conferir os seus documentos, e isso é normal. O que você não pode permitir é que o atendente leve os seus documentos para longe de você.
- Fuja dos testes online
Sabe aquele teste divertido que aparece para você nas redes sociais? Em alguns casos, eles são apenas casos inocentes. Mas também existem casos de sites que roubam os dados do usuário. Em nenhuma hipótese insira o seu CPF nestes sites.
- Olho nos sites de compra
Não há nada de errado em realizar uma compra online. Na grande maioria dos casos, as lojas são confiáveis. Mas não custa nada verificar a reputação da loja em que você quer comprar determinado produto. Neste sentido, também é importante evitar clicar em links e buscar a sua loja diretamente no site.
- Atenção ao descarte
Sabe aquelas contas antigas que estão fazendo volume na sua gaveta e você quer se desfazer? É preciso tomar cuidado porque na grande maioria dos casos estas contas indicam os seus documentos, como o CPF, por exemplo. Ao jogar este material, certifique-se de picotar a área indicada para os seus dados pessoais.