Muitas pessoas buscam dicas sobre o que ajuda a clarear os dentes de forma saudável, e encontram diversas ideias “mirabolantes” na internet. Muitas dessas ideias prometem dentes super brancos e bonitos, e podem até realmente clarear o sorriso, mas será que são saudáveis?
Com o intuito de oferecer a você algumas ideias simples, mas que podem ser relevantes para combater o amarelamento dos dentes – sem danificá-los -, fizemos este breve guia com sugestões. Não deixe de conferir!
O que ajuda a clarear os dentes de forma saudável?
Cuidados com a higiene, atenção à alimentação, dentre outras medidas, podem ajudar a clarear os dentes de forma saudável. O que não ajuda são as receitas que vemos por aí, na internet, que mais servem para desgastar o esmalte do dente do que para fornecer verdadeiros benefícios.
Com isso em mente, veja as dicas que trouxemos para você:
1. Escovar adequadamente
Sim, parece uma dica relativamente óbvia, mas você sabia que muitas pessoas têm problemas com dentes amarelados pelo simples fato de não escovarem adequadamente? Por falta de escovação correta, acaba que os dentes ficam com acúmulo de sujeira, aumentando o amarelamento.
Por isso, comece a analisar como você tem escovado os dentes, e certifique-se de não se esquecer de nenhum pedacinho deles, ok? 😉
2. Evitar alimentos pigmentados
Alimentos que têm muito pigmento também podem causar o amarelamento e as manchas nos dentes. Por conta desse “efeito colateral”, comece a evitar esse tipo de prato, para assim manter os dentes mais branquinhos e bonitos.
É o caso do vinho, por exemplo, que muitas pessoas amam beber, mas que pode manchar bastante os dentes. Fique de olho!
3. Enxaguar a boca ao consumir alimentos com pigmentos fortes
Se porventura você acabou consumindo um alimento muito pigmentado, pois era um dia especial e queria consumi-lo, certifique-se de enxaguar a boca – caso não possa escovar os dentes logo depois -, para tentar remover o excesso de pigmento.
Embora não seja uma solução definitiva, é uma das maneiras de evitar as manchinhas nos dentes.
4. Uso de enxaguante indicado pelo dentista
O dentista também pode indicar a você algum tipo de enxaguante bucal que tenha a função de clarear os dentes. Esse tipo de enxaguante ajuda a manter o sorriso mais bonito e é desenvolvido por profissionais especialistas em saúde bucal, logo, há menos chances de efeitos colaterais.
No entanto, não deixe de conversar com o seu dentista para que ele indique a melhor opção para o seu caso, ok?
E as receitas caseiras? Funcionam?
Além de clarear os dentes de forma saudável, muitas pessoas querem “atalhos” para o sorriso ficar branquinho de uma hora para outra.
Muitos desses atalhos, como mencionamos no começo deste conteúdo, são as receitas caseiras, que até indicam o uso de bicarbonato de sódio com limão para clarear os dentes.
A má notícia é que essas receitas são super perigosas! Elas podem causar sensibilidade e danos nos dentes, devido ao desgaste que os produtos, em interação, podem provocar.
Por isso, é muito importante não sair investindo em receitas caseiras sem antes conversar com um profissional. Assim, as chances de proteger o seu sorriso serão maiores.
Lembre-se: a estética de ter os dentes brancos não deve ser mais importante do que a saúde.