As civilizações pré-colombianas, também denominadas de povos pré-colombianos, foram extremamente importantes para a história geral.
Dessa forma, não é de se surpreender que as principais características desses povos sejam tão abordadas por provas importantes, como o ENEM e os vestibulares.
Vamos conferir, a seguir, um resumo sobre o tema!
Denominados de “civilizações pré-colombianas” aqueles grupos/sociedades que viviam no continente americano antes do início das Grandes Navegações, caracterizadas pela chegada do navegador Cristóvão Colombo, no ano de 1492.
Diversos foram os povos pré-colombianos. Porém, dentre eles, podemos citar: astecas, incas, maias, aimaras e nazcas.
Como mencionamos, existem diversos povos que fizeram parte das chamadas civilizações pré-colombianas. Porém, no artigo de hoje estudaremos somente três: os incas, os maias e os astecas.
A civilização maia se consolidou predominantemente no local em que hoje se encontra o México.
Dentre as principais atividades econômicas realizadas por esse povo, podemos citar o cultivo de algodão, milho e tabaco. Ainda, os mais realizavam também o comércio com outros grupos.
Diversas foram as contribuições deixadas pelos maias para a humanidade. Podemos destacar, por exemplo, as inovações na arquitetura e na astronomia, bem como na matemática e nas artes.
Dentre as civilizações pré-colombianas, podemos citar aquela dos astecas, que se desenvolveu na região da Mesoamérica, em que hoje está o México.
A capital asteca era a Tenochtitlán, construída em uma ilha sobre um lago. A sociedade desse povo era organizada em classes sociais, sem possibilidade de mobilidade social.
Ainda, podemos dizer que as atividades agrícolas atuavam como as principais fontes de riquezas da economia asteca. O cultivo agrícola era muito eficiente, uma vez que consistia na realização de ilhas artificiais em cima de um lago, para que pudesse usar o material orgânico do fundo do mesmo.
A civilização inca se desenvolveu nas regiões em que hoje se encontram os seguintes países latino-americanos: Argentina, Equador e Chile.
Os incas tinham o hábito de cultivar coca e milho, além de estabelecerem importantes relações comerciais com outros povos.
Esse povo possuía uma religião politeísta e tinha como tradição honrar os seus deuses por meio de cerimônias e por meio da construção de templos.