Cinco filmes para estudar Biologia
Esses longas podem te ensinar diversos assuntos da matéria
Diversificar as maneiras de estudar é uma boa estratégia para não cair na rotina. Visando uma boa preparação para a matéria de Biologia para vestibulares e para o Enem, separamos cinco filmes que podem auxiliá-los nessa reta final de estudos.
Vida de Inseto (1998)
A animação demonstra a vida de alguns tipos de artrópodes. O filme mostra um formigueiro que vem sendo ameaçado por gafanhotos que querem os seus alimentos.
No longa é abordado as relações ecológicas, além de demonstrar as características dos artrópodes, mesmo que apareçam incorretas em algumas cenas, como a presença de quatro patas ao invés de seis que é o correto.
Osmose Jones (2001)
O filme mostra o interior do corpo humano, de uma forma divertida e simples, sem os detalhes acadêmicos.
Ele aborda os papéis do sistema digestório, imunológico e nervoso. Outros temas interessantes são demonstrados como higiene e hábitos alimentares saudáveis.
Uma verdade inconveniente (2006)
No longa, o ex-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, apresenta problemas ambientais e como o homem tem influência nesse processo.
O filme mostra como a interferência do homem no aumento da temperatura do planeta de forma chocante, e as consequências desencadeadas por essas atitudes, tais como, ondas de calor intensas, derretimento de geleiras, entre outros.
Na obra, fica mais claro como a participação do homem influencia diretamente no aquecimento global. Além disso, mostra possibilidades de como enfrentar esse problema.
Wall-E (2008)
O longa demonstra o acúmulo do lixo no planeta e a poluição. Com a Terra sem condições de abrigar mais os seres humanos, uma mudança de local é feita através de uma grande nave.
Outros temas abordados obesidade e sedentarismo, visto que a população da nave está acima do peso, devido os hábitos de vida nada saudáveis.
O Desafio de Darwin (2010)
O filme conta a vida de Charles Darwin, importante naturalista, geólogo e biólogo que criou a evolução por seleção natural.
No longa, fica claro entender por que Darwin demorava para publicar seus trabalhos, além de demonstrar as diversas dúvidas que surgiam em sua cabeça.