Dentre os 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal, somente cinco planejam atualmente a retomada das aulas ainda em 2020.
O Amazonas foi o primeiro Estado da federação a reabrir suas escolas, no último 10 de agosto, inclusive as públicas.
A previsão é, de acordo com um levantamento realizado pelo portal G1 com dados das secretarias de educação, é que esse processo de reabertura ocorra nos seguintes Estados: Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
No entanto, mesmo com protocolos sanitários divulgados e datas pré-agendadas, dia a dia ocorrem discussões por parte dos governantes, assim como protestos entre a classe de professores e pais de alunos.
Há muito receio em torno da retomada por conta da possível alta de contaminação que pode vir a ocorrer entre os estudantes e profissionais da educação. Também existe a preocupação com o trajeto feito pelos alunos, uma vez que muitos utilizam transportes públicos.
No Amazonas, por exemplo, professores têm se mobilizado para pedir ao governo a suspensão das aulas, pois há registro de aumento do número de casos de Covid-19 após a reabertura.
Aulas em escolas estaduais
Rio Grande do Sul: primeira quinzena de setembro, sem data definida, a começar pela educação infantil;
Pará: 1º de setembro (vai alcançar os ensinos infantil, fundamental, médio e superior. Vale para municípios que forem classificados com as bandeiras amarela, verde e azul).
Rio de Janeiro: 5 de outubro (no início, deve ser priorizado o retorno às aulas no 9°ano do ensino fundamental e no 3°ano do ensino médio para que os estudantes possam se formar).
São Paulo: 7 de outubro (Na primeira fase, somente 35% dos alunos de cada classe poderão frequentar as escolas a cada dia. Ou seja, em um dia vai um grupo, em outro dia, vai outro).
Santa Catarina: a partir de 13 de outubro (previsão é que comece com alunos de ensino técnico e ensino médio).
Aulas em escolas municipais
Belém (PA): setembro, ainda sem data definida. Sistema voltará híbrido, com uma parte de alunos presencialmente e outra parte com atividades educacionais não presenciais.
Florianópolis (SC): assim como a rede estadual, a previsão é que a retomada se dê a partir de 13 de outubro, com retomada gradual.
São Luís (MA): expectativa de retomada em setembro, sem data ainda definida. Quando houver a volta, as atividades presenciais serão realizadas três dias por semana, enquanto os demais alunos estarão em aulas remotas, transmitidas por meio de teleaulas.
Protocolo de prevenção do MEC
Em julho o Ministério da Educação(MEC) divulgou o plano de prevenção para a possível reabertura das escolas em meio à pandemia de coronavírus.
Entre as medidas estão, por exemplo:
- Uso de máscara obrigatório;
- Medição de temperatura no acesso às áreas comuns;
- Disponibilização de álcool em gel;
- Volta ao trabalho de forma escalonada;
- Ventilação do ambiente;
- Possibilidade de trabalho remoto aos servidores e colaboradores do grupo de risco;
- Reuniões e eventos à distância;
- Distanciamento de pelo menos 1,5 m;
- Orientação para manter cabelo preso e evitar usar acessórios pessoais, como brincos, anéis e relógios;
- Não compartilhamento de objetos – incluindo livros e afins;
- Elaboração quinzenal de relatórios para monitorar e avaliar o retorno das atividades.