CHURRASCO GARANTIDO! Preço da carne cai e brasileiros COMEMORAM - Notícias Concursos

CHURRASCO GARANTIDO! Preço da carne cai e brasileiros COMEMORAM

A redução nos valores da picanha, por exemplo, foi de 8%

Não é surpresa para nenhum residente no Brasil que a picanha é uma das delícias mais desfrutadas do país. Essa fatia bovina, geralmente degustada acompanhada de uma cerveja gelada, traz satisfação a diversos brasileiros nos churrascos realizados aos domingos. Afinal, é uma comida tenra, suculenta e repleta de sabor. Contudo, o preço da carne é consideravelmente elevado. Nos últimos tempos, essa peça se tornou quase uma mercadoria de luxo.

Diversos fatores contribuíram para o aumento do custo da picanha. A crise enfrentada por importantes potências globais foi um desses elementos. Ademais, a pandemia do Covid-19 ocasionou um aumento no preço da carne – um fenômeno que afetou outros itens da dieta dos brasileiros. Em 2023, contudo, a picanha está vendo uma redução nos preços e está voltando a brilhar nas reuniões de churrasco dominicais. Compreenda por que o corte está mais acessível neste ano.

O preço da carne de picanha apresenta uma queda de quase 8% em 2023; veja os motivos por trás disso

Para muitos, a picanha é tida como um símbolo de status. Desfrutar desse prato durante um churrasco dominical é indicativo de prosperidade financeira.

Nos tempos recentes, contudo, esse item foi retirado do cardápio de grande parte da população. Afinal, o preço da carne aumentou consideravelmente. Durante o período eleitoral, a carne foi utilizada nas campanhas de diversos candidatos à presidência, os quais prometeram que os brasileiros voltariam a incluir esse alimento em suas dietas.

De fato, em 2023, houve uma redução nos preços desse item. Entretanto, tal tendência não se aplica somente a essa fatia específica.

As diferentes variedades de carne, de modo geral, estão com preços mais acessíveis. Há vários fatores que podem explicar essas mudanças nos valores.

O principal entre eles é a lei da oferta e demanda. Quanto maior a procura por um produto, mais valioso ele se torna e, por consequência, mais caro. Caso a demanda por um item seja baixa, seu preço acompanha essa tendência.

Por um longo período, a picanha era altamente procurada pelos brasileiros. Além de seu sabor apreciável, esse corte carrega consigo conotações de ascensão social de uma família.

Contudo, desde 2019, o preço dessa carne aumentou. Em 2020, com a pandemia, o item ficou inacessível para a maior parte da população, resultando em uma redução na demanda.

Outro fator que influi no preço de um produto é sua destinação, seja ela o mercado interno ou externo. As políticas da nova administração governamental priorizam a produção de alimentos para consumo nacional, o que beneficia o orçamento do trabalhador. De modo geral, os produtos destinados à exportação tendem a ser mais onerosos para os brasileiros quando consumidos localmente.

Na verdade, o aumento da demanda interna guarda relação com a dinâmica da oferta e demanda. Enquanto a procura pela picanha diminuiu, a produção de carne bovina aumentou consideravelmente.

CHURRASCO GARANTIDO! Preço da carne cai e brasileiros COMEMORAM
A redução nos valores da picanha, por exemplo, foi de 8% – Imagem: Canva

Saiba qual foi a redução nos preços das diferentes variedades de carne

O valor da picanha varia conforme o estado. Entretanto, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), esse item apresentou uma queda de 7,9% no Brasil ao longo deste ano.

Outros cortes de carne seguiram uma tendência semelhante. O filé mignon, por exemplo, registrou um declínio de 10,17%. Já a alcatra apresentou uma redução de 11,50%.

Carne de frango também tem queda em São Paulo

O valor da carne de ave reduziu nos últimos períodos devido à diminuição na procura, conforme comunicado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), vinculado à Esalq/USP. A disponibilidade substancial das alternativas diretas — as carnes suína e bovina — também exerceu pressão sobre o frango.

Atualmente, o preço por quilo da ave congelada foi comercializado a R$ 6,48 no mercado atacadista em São Paulo. Assim, apresenta uma diminuição de 2,3% em relação aos R$ 6,63 da semana anterior.

“É importante recordar que, no início de agosto, ajustes na produção e a satisfatória fluidez da proteína resultaram em aumentos significativos nos preços”, observam os analistas em um comunicado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?