A espera chegou ao fim. A Receita Federal libera oficialmente nesta sexta-feira (22) o processo de consulta ao novo lote residual da restituição do Imposto de Renda. Qualquer contribuinte que tenha realizado a declaração poderá fazer a consulta a partir das 10h.
Nesta sexta-feira (22), a Receita Federal deverá abrir apenas o processo de consulta. Os pagamentos em si serão realizados apenas a partir da próxima sexta-feira (29). Em resumo: os contribuintes poderão descobrir hoje se poderão receber, mas só recebem daqui a uma semana.
Neste segundo lote da restituição residual, a expectativa é de que 221 mil pessoas recebam o saldo em suas contas. São cidadãos que declararam o imposto de renda em 2024, ou em anos anteriores, e que tinham caído na malha fina. Agora, esses cidadãos conseguiram regularizar as suas situações, e voltaram a poder receber a restituição.
Quem pode receber a restituição
A Receita Federal já divulgou a lista completa de pessoas que poderão receber o segundo lote residual da Restituição. Abaixo, você pode conferir o detalhamento:
- 4.802 contribuintes com idade igual ou superior a 80 anos;
- 34.287 pessoas entre 60 e 79 anos;
- 3.570 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 8.898 pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 8.643 moradores do Rio Grande do Sul atingidos por enchentes;
- 88.246 pessoas que fizeram a declaração pré-preenchida ou que pediram a restituição via PIX,
- e 73.151 de contribuintes não prioritários.
O calendário dos lotes
Os pagamentos da Restituição do Imposto de Renda foram iniciados ainda no último mês de maio, logo depois do fim do prazo da declaração desse ano de 2024. De lá até aqui, já foram realizados cinco pagamentos regulares, e mais um residual.
Como dito, os repasses residuais são voltados para as pessoas que caíram na malha fina, e que conseguiram regularizar suas situações em um segundo momento.
Veja no calendário abaixo:
- 1º lote de restituição – pago em 31 de maio
- 2º lote de restituição – pago em 28 de junho
- 3º lote de restituição – pago em 31 de julho
- 4º lote de restituição – pago em 30 de agosto
- 5º lote de restituição – pago em 30 de setembro
- 1º lote residual de restituição – pago em 31 de outubro
- 2º lote residual de restituição – consulta em 22 de novembro e pagamento dia 29
Como realizar a consulta
Nenhum contribuinte precisa sair de casa para consultar as informações sobre o novo lote da restituição do Imposto de Renda. Essa verificação pode ser feita de maneira remota através do site oficial da própria Receita Federal.
O sistema vai pedir algumas informações básicas como o seu CPF, o nome completo, a data de nascimento e também o ano da declaração, que no caso é 2024. Logo depois, basta clicar em consultar a restituição e esperar pelo resultado.
O sistema vai indicar se você foi selecionado para novo lote. Caso você esteja entre os contemplados, não há mais nada do que fazer. Neste caso, basta esperar até a próxima semana para que pagamento seja feito em sua conta de maneira automática.
Como o pagamento da restituição é feito
Segundo a Receita Federal, o pagamento da restituição é realizado de maneira automática na mesma conta que foi informada pelo próprio contribuinte no momento da declaração.
Caso você tenha optado por receber a restituição via Pix, o saldo também será liberado de maneira automática na chave que foi informada no momento da declaração. Nos dois casos, não é necessário realizar qualquer tipo de solicitação.
Caso a conta ou a chave Pix informada não exista mais por algum motivo, o saldo da restituição será enviado pela Receita Federal para o Banco do Brasil também de maneira automática. Para reaver o dinheiro, o cidadão vai precisar entrar em contato com essa instituição financeira e solicitar a devolução para uma nova conta.