Chá de quixaba e a saúde da mulher: Descubra a relação!
Você sabe qual a relação entre chá de quixaba e a saúde da mulher? Neste texto, descrevemos os motivos pelos quais esse chá pode ser utilizado pelas mulheres na hora de tratar uma série de questões relacionadas à saúde reprodutiva. Assim, você poderá descobrir porque a saúde feminina pode ser beneficiada com o consumo desse chá.
Lembrando que este conteúdo é meramente informativo e, dependendo das suas condições pessoais, talvez seja válido conversar com o seu médico sobre a eficácia desse chá, combinado? Sigamos com nosso conteúdo!
Qual a relação entre chá de quixaba e a saúde da mulher?
O chá de quixaba e a saúde da mulher têm relação a partir do momento em que essa infusão possui propriedades antiinflamatórias e cicatrizantes, que são bastante interessantes em alguns casos de problemas de saúde reprodutiva na mulher. Veja alguns casos que podem receber, como complemento, o tratamento feito com o chá:
- Cistos no ovário;
- Inflamações no útero;
- Corrimento vaginal.
Vale ressaltar que o chá de quixaba, por ser um composto natural, deve ser usado como complemento nesses casos, e não como único tratamento. O ideal é sempre conversar com o seu médico para avaliar quais medicamentos devem ser consumidos em cada caso, ok? Também, jamais se automedique nessas circunstâncias. 😉
Além desses casos, o chá de quixaba também pode ser usado em situações de ferimentos na pele, uma vez que seus compostos são responsáveis por acelerar o processo de cicatrização do organismo.
Quais as propriedades do chá de quixaba?
Como mencionado anteriormente, o chá de quixaba é rico em propriedades antiinflamatórias e cicatrizantes. Além disso, também possui compostos hipoglicemiantes, sendo interessante para casos nos quais a pessoa possui o diagnóstico de diabetes.
Como preparar o chá de quixaba?
Agora que você já pôde conhecer a relação entre chá de quixaba e a saúde da mulher, é hora de aprender a preparar o chá corretamente para consumi-lo da forma certa. Porém, se você for gestante ou lactante, o ideal é sempre conversar com o médico antes de, simplesmente, incluir algum tipo de infusão no seu cardápio, combinado? Além disso, pessoas diabéticas que usam insulina e crianças também não devem consumir o chá. Fique sempre atento a essas restrições!
Vejamos, agora, como podemos preparar esse chá no dia a dia:
- Acrescente duas colheres de chá de casca de quixaba em 1 litro de água filtrada.
- Leve a água ao fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, depois de levantar a fervura.
- Assim que der o tempo de cozimento, coe bem o seu chá para que você possa consumir apenas o líquido.
- Reserve em um jarra para ir consumindo aos poucos, ao longo do dia. O ideal é conversar com um profissional para saber a dose diária adequada para o seu caso.
Viu só como o chá de quixaba e a saúde da mulher têm uma relação bem importante? Se você não conhecia essa infusão, já pode conversar com o seu médico sobre a possibilidade de incluir esse ingrediente na sua rotina de chás. Até mais!