Na última terça-feira, dia 06 de junho, o Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca) publicou edital para novo concurso.
Assim, o órgão oferta um total de 81 vagas para cargos de áreas diferentes. Isto é, sendo todas as oportunidades para Magistério Federal da Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico para o Quadro Permanente dos campi de:
Desse modo, é importante que o candidato confira o edital a fim de ter ciência sobre as regras do processo, além dos critérios do cargo.
Aqueles que desejam concorrer às vagas têm de 7 a 22 de junho para se inscrever. As primeiras provas, então, já acontecem no mês de julho.
Veja também: Caruaru (PE) abre concurso com 410 vagas
Entenda melhor, logo abaixo, como será o concurso do Cefet.
O novo concurso oferta um total de 81 vagas para Professor. Assim, este cargo se divide de acordo com sua área de formação e lotação da vaga.
Primeiramente, para o Campus Angra dos Reis do Cefet as áreas são de:
Ademais, o Campus Itaguaí oferta as vagas de:
Já para o Campus Maracanã as vagas são para:
Além disso, o Campus Maria da Graça possui vagas para:
Para o Campus Nova Iguaçu as vagas são de:
Campus Petrópolis:
Campus Nova Friburgo:
Por fim, no Campus Valença as áreas são de:
Portanto, para se candidatar a estas oportunidades, é necessário que o candidato comprove ter nível superior de escolaridade na especialidade da área. Além disso, o edital também exige que o candidato possua mestrado em grande parte das vagas. É necessário que o interessado nestas oportunidades confira as exigências específicas da função que deseja.
A remuneração varia de acordo com a escolaridade do candidato, sendo de R$ 4.875,18 na base, adicionando-se:
Veja também: ANM poderá ter novo concurso em breve?
Além disso, todos os servidores do Cefet terão direito a:
Todos que desejarem participar do concurso do Cefet deverão passar pelas fases de:
Primeiramente, a prova escrita acontecerá nos dias 08 e 09 de julho, com duração de 4 horas. Assim, o candidato deverá responder 5 questões discursivas de conhecimentos específicos, de 2 pontos cada.
Então, a prova pública, com valor total de 10 pontos, poderá se destinar a diferentes públicos, conforme indica o edital:
Esta fase acontecerá nos dias 11 a 21 de agosto, com sorteio do tema na ordem da classificação dos candidatos. Ademais, a aula deverá ter de 40 a 50 minutos de duração, considerando, por exemplo, a capacidade de o candidato expor um assunto da área de forma clara e coerente, e voltada para o público-alvo correto.
Por fim, a prova de títulos do Cefet busca analisar a experiência profissional e a vida acadêmica do candidato. Os documentos para a conferência devem ser entregues no momento da aula pública.
É importante lembrar que esta fase não é eliminatória. Portanto, mesmo que o candidato não faça pontos ele não será eliminado do certame. No entanto, este momento será muito importante para melhorar sua classificação.
Aqueles que desejam concorrer às vagas do Cefet devem:
Veja também: Unioeste abre inscrições para seu próximo concurso
Contudo, é possível que o candidato solicite a isenção deste valor nos casos em que ele tiver inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Contudo, esta possibilidade apenas terá o prazo de 07 e 08 de junho.
Os candidatos que desejam ingressar no Cefet devem entender melhor como a instituição funciona.
Nesse sentido, é importante lembrar que o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) se originou no ano de 1917. No entanto, neste momento como Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz.
Desse modo, hoje em dia, consiste em uma instituição federal de ensino que é um espaço público de formação humana, científica e tecnológica. Portanto, conta com ofertas de cursos técnicos integrados ao ensino médio, subsequentes, tecnológicos, de graduação, além de pós-graduação lato sensu e stricto sensu (mestrado e doutorado).
É importante lembrar, ainda, que o Cefet atua no ensino, na pesquisa e na extensão.
Ademais, a instituição possui o objetivo de “contribuir para a formação de profissionais bem preparados para o desenvolvimento econômico e social de mesorregiões do estado do Rio de Janeiro”.
A unidade sede do Cefet é no bairro Maracanã. Em conjunto, o órgão conta com sete unidades descentralizadas (Uneds), sendo em:
Assim, aqueles que se aprovarem no concurso poderão ingressar em uma destas lotações.