Dicas Incríveis

Casa perfumada com produto caseiro: saiba como fazer

Quando realizamos uma faxina, ou até mesmo uma limpeza de rotina, esperamos que, além de limpa, a casa também fique cheirosa e perfumada por algum tempo.

Mas nem sempre conseguimos atingir esse objetivo. Às vezes, pode ser pelos produtos que não exalam muito perfume. Assim como, até mesmo o aroma não fica por muito tempo.

Sabendo disso, separamos algumas receitinhas caseiras para deixar a casa perfumada o dia todo. Então, fique ligado e aprenda essas dicas.

Como fazer para deixar a casa perfumada?

O primeiro passo para atingir o sonho da casa perfumada o dia todo é realizar uma limpeza completa e profunda.

É claro que faxinas desse tipo não precisam ser feitas com frequência. Na verdade, basta manter o local limpo ao longo da semana. Sendo assim, vamos lá?

Então, comece pelo local que costuma ser mais difícil, a cozinha! Em seguida, retire tudo do lugar, e se for possível, lave com detergente e esponja. Senão, limpe com a ajuda de um desinfetante e pano.

Aliás, lembre-se de limpar bem os cantinhos. Pois é aí que a sujeira pode se acumular e o mau-cheiro virá. Sendo assim, locais engordurados, como o fogão, e os móveis perto dele exigem uma limpeza mais atenciosa.

Atente-se também aos cantinhos do cômodo, onde ficam itens que quase não mexemos, além de lixeiras e a pia também. Por fim, realize uma limpeza profunda por toda a casa. Desse modo, você pode aplicar essa receita caseira para deixar a casa perfumada.

Que tal irmos para os ingredientes da misturinha?

3 receitas de misturinha caseira

Seu lar vai ficar super cheiroso com essas receitas. Os ingredientes são facilmente encontrados na cozinha e lavanderia. Por isso, confira essas receitas para deixar a casa perfumada.

Perfumador com amaciante de roupas

Esse truque para deixar a casa perfumada é um dos mais eficientes. E melhor: todos os itens você já tem na lavanderia.

  • 100 ml de álcool
  • Uma tampinha de amaciante
  • 50 ml de água

Misture todos os ingredientes dentro de um borrifador. Assim, espalhe por locais onde há tecido, como cortinas, cobertores, sofás, etc.

Então, essa receita garante que o cheiro do amaciante fique nos locais, enquanto o álcool e a água evaporam.

Aromatizador de cravos

Esse aromatizador é feito para colocar nos ambientes. Pois, exala o cheiro durante o dia e deixa a casa perfumada.

  • 50 ml de álcool
  • 1 xícara de sal grosso
  • Cravos a gosto
  • 80 ml de amaciante

Coloque os ingredientes em um pote e misture. Você notará que ficará um produto final bem sólido.

Logo após, coloque o pote em um local estratégico, onde haja ventilação e tenha pontos de luminosidade. Pois, o cheiro se espalhará pelo ar, à medida que o sal vai liberando líquido e evaporando.

Aliás, você também pode utilizar outras especiarias ou ervas para essa misturinha, como canela, anis, erva doce, etc.

Aromatizador com essência

Aprenda a deixar a casa perfumada usando alguns ingredientes simples, e bastante eficientes.

  • 100 ml de água
  • 50 ml de álcool
  • 100 ml de essência de sua preferência

Para essa receita, você deve misturar os ingredientes em um pote. E assim, já está pronto para o uso. Se você possuir em sua casa, utilize varetinhas de bambu para mergulhar no líquido, e depois vire-as de ponta cabeça. Assim, o aroma ficará exalando pelas varetas. Mas, se preferir, pode não utilizá-las.

Assim como na última receita, é interessante posicionar em um local estratégico onde possa evaporar e ser levado o aroma pelo vento.

Truques para manter a casa perfumada por mais tempo

Usando essas receitinhas, a garantia de uma casa perfumada é total. Entretanto, além da limpeza correta e dos aromatizadores, alguns truques são bastante úteis para manter o perfume do local.

Primeiro, a maior dica é usar itens perfumados em lugares estratégicos da sua casa. Sendo assim, você pode adquirir sachês perfumados para aromatizar locais como o guarda-roupas, a cama, o sofá, etc.

Deixe esses itens posicionados atrás ou abaixo do móvel. Enquanto, no caso do guarda roupas, coloque entre as peças que garantirá até mesmo o perfume das roupas.

Além disso, ferva água com cascas de limão ou laranja, e também com especiarias, após limpar a cozinha. Pois, isso retirará o cheiro de comida e gordura do ar, além de exalar um aroma cítrico maravilhoso para o resto da casa.

Que tal tentar usar uma dessas 3 dicas de receitas que mostramos hoje, para deixar sua casa perfumada e super cheirosa. Então, faça o teste, e diga o que achou.