A Carteira de Trabalho Digital é um documento importante para os trabalhadores brasileiros. A plataforma entrou em vigor em 2017 para facilitar a vida de empregadores e trabalhadores, o que deixou de lado a carteira de trabalho física.
O que muitas pessoas não sabem é o aplicativo dá acesso a benefícios importantes para quem o utiliza. A seguir, entenda tudo sobre como funciona a Carteira de Trabalho Digital e como aproveitar todas as suas vantagens.
A Carteira de Trabalho Digital é a versão eletrônica da carteira de trabalho física, que reúne as informações profissionais do trabalhador.
Além disso, ela oferece facilidades como acesso rápido aos seus registros profissionais e maior agilidade na consulta de informações.
Nesse sentido, ela permite ao trabalhador acessar seus contratos, verificar sua qualificação civil e obter outros serviços relacionados à vida laboral. Ademais, garante segurança de suas informações e praticidade na consulta.
Assim, para obter a Carteira de Trabalho Digital, basta seguir dois passos simples:
Outra opção disponível é o acesso por meio do site oficial. Para isso, basta seguir as instruções e fazer login com seus dados.
Pronto! Agora já é possível aproveitar todas as vantagens do aplicativo. Lembre-se de que a Carteira de Trabalho Digital é um documento oficial e deve ser tratada com cuidado.
Além de ser um instrumento para consulta de informações trabalhistas, a Carteira de Trabalho Digital permite a solicitação de benefícios para o trabalhador.
Ao todo, três benefícios estão disponíveis por meio do aplicativo, garantindo agilidade, praticidade e segurança para o trabalhador.
É importante lembrar que a concessão dos benefícios disponíveis atua em conjunto com o cruzamento de informações de outros bancos de dados do governo.
O app permite a solicitação do abono salarial, seguro-desemprego e o Benefício Emergencial (BEm). Para fazer o pedido, siga o passo a passo
O abono salarial é um benefício anual do Governo Federal para os trabalhadores brasileiros. Desse modo, é possível receber até um salário mínimo, a depender do tempo de trabalho no ano-base.
Para receber é preciso seguir as seguintes regras:
Outro benefício disponível na Carteira de Trabalho Digital é o seguro-desemprego. Mas, para receber, o trabalhador precisa estar atentos às regras de concessão.
Isso porque as exigências mudam em caso de primeira, segunda ou demais solicitações. Veja como funciona:
Por fim, o terceiro benefício disponível na Carteira de Trabalhador Digital é Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).
Esse benefício foi criado diante do estado de calamidade pública e emergência após o pandemia do coronavírus.
Com ele, os empregadores puderam reduzir a jornada de trabalho dos seus colaboradores ou fazer a suspensão do contrato. Assim, o governo realizou o pagamento dos salários durante esse período.
Por enquanto, esse benefício está suspenso e não possui previsão de retorno. Mas a sua concessão se dá por meio da Carteira de Trabalho Digital.