O novo Bolsa Família foi implementado no dia 2 de março. Com esse lançamento, diversas novidades foram incluídas ao programa social, como o novo cartão de saque que facilitará a movimentação do benefício.
Neste contexto, na última terça-feira (7), a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, anunciou que o novo cartão do Bolsa Família terá a função de débito.
Até o momento, não há informações de que a ferramenta também funcionará na opção de crédito. Ademais, o novo cartão será vinculado a uma conta poupança da Caixa.
“Nós vamos incentivar a poupança e a inclusão financeira e vamos garantir um melhor atendimento. Porque assim, os beneficiários não vão precisar ficar nas filas das agências esperando atendimento para saque”, disse a presidente.
A princípio, apenas 220 mil cartões foram emitidos. Essas unidades serão distribuídas para os beneficiários do Seguro-Defeso, um auxílio destinado aos pescadores artesanais. Além deles, um outro grupo receberá a ferramenta, que são os povos indígenas dos estados de Roraima e Amazonas.
A presidente do banco ainda afirmou que os cartões de débito serão oferecidos para todos os beneficiários do Bolsa Família, no entanto, é preciso ter calma pois a distribuição é gradual. “Esse é um passo extremamente importante porque é uma demanda da população”, concluiu.
Além da movimentação disponível através dos serviços do Caixa Tem, o beneficiário pode gerar um código de saque para realizar o procedimento em um caixa eletrônico, casa lotérica ou correspondente Caixa Aqui. Confira os passos a seguir:
Ainda segundo informações do governo, neste mês, 694.245 famílias passaram a fazer parte do Bolsa Família. Estas já preenchiam os requisitos e estavam inscritas no Cadastro Único. Dessa forma, cerca de 8,9 milhões de crianças entre zero e seis anos receberão R$ 150.
Já para o mês de junho, a expectativa é que 820 mil gestantes passem a receber R$ 50 a mais até a data de nascimento de seus filhos. Do mesmo modo, serão contemplados com o valor, cerca de 15 milhões de crianças e adolescentes de 7 a 18 anos.
Por fim, é importante lembrar que governo federal também deixará de pagar o Bolsa Família para 1.479.916 famílias. Tal situação ocorre porque elas não se enquadram mais nos critérios de elegibilidade do programa social.
Confira as datas de pagamento deste mês:
Veja as opções para consultar o benefício a seguir:
Consulta no App CadÚnico
Consulta no App Bolsa Família
Por telefone