O cartão de crédito é hoje um dos principais meios de pagamento dos brasileiros. Mais de 52 milhões de pessoas têm pelo menos um cartão desse tipo em uso. E mesmo assim, ainda hoje muita gente não sabe que pode conseguir um cartão de crédito sem anuidade.
A anuidade é aquela famosa tarifa cobrada pela maior parte das instituições. Ela funciona como uma forma de manutenção do cartão para que o cliente continue aproveitando os benefícios. E, embora não seja sempre o caso, existem cartões com valores abusivos, que não correspondem aos benefícios. Portanto, o Notícias Concursos, na matéria desta segunda-feira (28), mostrará mais vantagens de ter um cartão de crédito sem anuidade e como obter um.
Os benefícios dos cartões x tarifas
Diferentes cartões têm diferentes benefícios. Um cartão de crédito black, por exemplo, pode ter anuidade, mas se você utiliza com frequência os serviços oferecidos por ele, essa anuidade pode valer a pena, porque a vantagem dos benefícios supera o custo da tarifa.
O problema é que muitas instituições cobram anuidade para cartões com pouquíssimas vantagens ou sem alternativa gratuita. Quem quer isenção precisa enfrentar o longo e burocrático processo de entrar em contato com o atendimento do banco para conseguir (ou não) um desconto.
A boa notícia é: cartão de crédito sem anuidade existe, sim. Mas, na hora de escolher o seu, é preciso ficar atento ao que está sendo oferecido para não acabar refém de tarifas escondidas ou insatisfeito, caso seja um modelo mais simples do que você deseja.
Como funciona um cartão de crédito sem anuidade?
O cartão de crédito sem anuidade é aquele que não tem essa tarifa de manutenção. Ele funciona exatamente do mesmo jeito que os demais cartões, com a diferença de que o cliente paga apenas pelo que consome e eventuais juros e multas, se atrasar o pagamento.
Isso não quer dizer que não há taxa alguma. Existem algumas taxas nos cartões de crédito sem anuidade, como:
- Taxa de transação – É cobrada do estabelecimento que oferece a seus clientes o serviço de pagamento por cartão de crédito. Uma parte dessa taxa fica com a instituição que emite o cartão, outra vai para a maquininha e a terceira fica com a bandeira;
- Juros – Cobrados do cliente quando há atraso no pagamento da fatura do cartão – o chamado crédito rotativo ou parcelado.
Em síntese, a isenção de anuidade não significa que a instituição financeira não irá lucrar de alguma forma com o uso do cartão. Apenas que essa tarifa não será cobrada dos clientes.
Um cartão de crédito sem anuidade é mesmo gratuito para o cliente?
Depende. É possível, sim, oferecer um cartão de crédito sem anuidade e sem tarifas escondidas. Mas esse nem sempre é o caso, ou seja, na hora de pedir o seu cartão de crédito é fundamental prestar atenção no que você está adquirindo para evitar “ciladas”.
Várias empresas escondem suas desvantagens em letras miúdas. Não é incomum, por exemplo, pessoas acharem que estão adquirindo um cartão sem anuidade e depois descobrirem que o contrato permite à instituição passar a cobrar a tarifa após um tempo determinado de uso.
Como pedir um cartão assim?
Se você já é cliente de alguma instituição financeira e não pretende mudar, entre em contato e pergunte sobre os tipos de cartão oferecidos. Se quiser mudar de instituição, o processo é semelhante. Busque se informar ao máximo sobre o cartão de crédito sem anuidade e procurar o banco ou fintech que mais atende às suas necessidades.