As bandeiras dos cartões de crédito estão presentes no dia a dia do brasileiro, no entanto, muitas pessoas não entendem bem como elas funcionam, ou para que servem. Sendo assim, as bandeiras dos cartões são as empresas responsáveis pelas transações das vendas.
Isto significa que essas empresas são responsáveis por todo o processo financeiro que precisa ser realizado, desde o momento em que o consumidor insere a senha do cartão de crédito na maquininha até o momento de finalização da compra.
Esse processo financeiro inclui a validação da compra, através da verificação da senha, a verificação se o gasto do cliente está dentro dos limites de crédito, e também o pagamento do comerciante que está realizando a venda. O comerciante recebe o valor mediante uma taxa e dentro de um prazo determinado.
Dessa forma, confira a seguir algumas das principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil.
Principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil
Para começar temos a MasterCard, que foi criada em 1966 e é uma das maiores bandeiras de cartão do mundo. Essa bandeira atua em 210 países e é aceita em 35 milhões de lojas e estabelecimentos comerciais.
Outra grande bandeira de cartões de crédito mundialmente conhecida é a Visa. Ela opera em 200 países, menos que a Mastercard, no entanto, essa bandeira é aceita em mais estabelecimentos comerciais, chegando aos 40 milhões.
Também existem as bandeiras nacionais, como é o caso da Elo. A Elo já se expandiu para fora do Brasil, estando presente em Portugal, Argentina e Chile, e sendo aceita em mais de 10 milhões de lojas espalhadas pelo mundo. Além disso, essa bandeira de cartão de crédito foi criada por iniciativa entre Bradesco e Banco do Brasil.
Outra bandeira brasileira é a Hipercard, que pertence ao Itaú. Essa bandeira atua apenas no Brasil, sendo aceita em mais de 1 milhão de estabelecimentos comerciais, que estão concentrados nas regiões Nordeste e Sul do país.
Por fim, existe a American Express bandeira de cartão de crédito que é considerada “Premium”, pois atende clientes de alta renda. Essa bandeira cobra taxas bem altas para o vendedor, o que faz ela não ser aceita em muitas lojas, no entanto, ela é popular pelo mundo, estando presente em 130 países.
Como funciona para os comerciantes
Como já dito, em uma compra com cartão de crédito uma taxa é cobrada do comerciante, e ele não recebe o dinheiro na hora. Sendo assim, o vendedor recebe menos pelo produto que está vendendo. Então porque compensa para ele aceitar esse meio de pagamento?
A resposta é muito simples. Aceitar o cartão de crédito como forma de pagamento aumenta as vendas do estabelecimento. Por exemplo, caso uma loja aceite Mastercard, ela estará apta a receber todos os clientes que possuem cartões dessa bandeira.
Por fim, é importante entender que as bandeiras dos cartões de crédito funcionam como intermediadoras entre o consumidor e as instituições financeiras. São elas que informam os gastos para o banco, por exemplo, mas quem determina os juros, anuidade e limite do cartão são as instituições financeiras.