De acordo com o Banco Central, 39 bilhões de pontos de cartão de crédito foram “desperdiçados” pelos brasileiros no período entre junho de 2021 e junho de 2022. A critério de exemplo, essa quantidade de pontos, convertido em milhas, seria suficiente para levar toda a população de Guarulhos, em São Paulo, para viajar até o Rio de Janeiro. Isso corresponde a 2.450 milhões de bilhetes de ida e volta na ponte aérea.
Com isso, os especialistas em milhas estão se tornando cada vez mais recorrentes, fornecendo cursos e vivendo de negociar pontos. Desta maneira, para muita gente, os pontos do cartão de crédito viraram profissão. Isso porque esse assunto pode ser complexo para muitos brasileiros, além de que pode ser perigoso para as finanças, caso o cartão de crédito seja utilizado de maneira descontrolada.
Segundo Joelson Sampaio, professor de economia da FGV, “Se você tem ali todas as contas, despesas fixas e variáveis no cartão de crédito, você tende a acumular mais pontos, o que é muito bom por um lado. Porém, se você perde o controle, você vai ter todo o resultado negativo disso que é, de repente, um crédito rotativo, um empréstimo a juros muito alto”.
Outras utilidades dos pontos de cartão de crédito
Além disso, os pontos do cartão de crédito não servem apenas para viagens. Sendo assim, eles podem ser utilizados para a compra de produtos e até mesmo descontos. É possível comprar, por exemplo, aparelhos eletrônicos e até mesmo comida!
“Eu estou com um projeto agora que vou comprar um celular novo com pontos, não vou gastar um real do meu bolso, só com meus pontos”, afirma Valeska Duarte Gonçalves, corretora de seguros.
Os especialistas em pontos de cartão de crédito também sugerem uma outra possibilidade aos clientes. Sendo assim, a sugestão é de comprar uma passagem aérea pagando parte dela com dinheiro e outra parte com as milhas do cartão, uma troca que muitas vezes compensa.
Como acumular pontos
O primeiro passo para começar a acumular pontos é se cadastrar no programa de fidelidade de seu cartão de crédito. Este processo geralmente é feito através da internet, no site da instituição financeira em questão, também podendo ser feito através do aplicativo pelo celular.
Desta forma, assim que o cadastro for realizado, seu cartão de crédito começará a acumular os pontos. A quantidade de pontos, assim como os benefícios que podem ser convertidos, irão variar de acordo com a instituição financeira e com o tipo de cartão.
Além disso, uma dica muito importante para acumular pontos no cartão de crédito é o seu uso constante. Isso porque os pontos apenas acumulam com os gastos realizados no crédito, ou seja, é necessário utilizar bastante este cartão para se conseguir uma grande quantidade de pontos.
Outro fator importante é se atentar às informações sobre o programa de pontos, geralmente disponíveis no site da instituição financeira. Essas informações também podem ser enviadas por e-mail até o usuário. Desta maneira, o cliente fica atento às promoções que ocorrem esporadicamente.
A critério de exemplo, na época da Black Friday às vezes é possível acumular 50% ou até 100% de bônus no cartão de crédito. Isso significa que a quantidade pode até dobrar em apenas um único dia.