Carreira pública ou iniciativa privada? (veja como escolher)
Ambas as modalidades permitem a construção de uma carreira de sucesso
Depois de se formar no ensino médio, ou mesmo na faculdade é preciso escolher qual carreira seguir. Neste momento surgem algumas dúvidas, como por exemplo, qual é a melhor: carreira pública ou iniciativa privada? As duas possuem diversas vantagens e desvantagens, e, por essa razão, é preciso pensar em seu perfil.
De fato, após sua graduação é hora de escolher. Não importa sua área de atuação, a concorrência é grande tanto para cargos públicos, quanto para o trabalho em organizações privadas. Portanto, é preciso levar em consideração o que você espera de sua carreira, suas metas e objetivos profissionais.
Esta decisão não pode ser tomada rapidamente, é importante que se coloque todos os fatores na balança, ter em mente as suas necessidades e aspirações. Por um lado, a carreira pública é mais estável, por outro a iniciativa privada é mais flexível. Todavia, deve-se observar também a sua satisfação pessoal e a sua qualidade de vida.
Outra questão importante que deve ser destacada é o modo como é feita a seleção de vagas. Na carreira pública é por meio de concurso, no setor privado, através de uma seleção. Aliás, para se decidir é importante levar em consideração seus sonhos, habilidades, preferências e expectativas.
Servidor público
Analogamente, existem dois tipos de servidores públicos, o estatuário, que exerce sua função na administração direta, em autarquias e fundações públicas, e que são regidos por leis próprias e que tem garantido a sua estabilidade depois de três anos.
Em síntese, os que trabalham na administração pública indireta, os celetistas, são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e atuam sobre regras específicas, da mesma maneira como acontece no setor privado.
Iniciativa privada
O profissional que atua na iniciativa privada, ou como empreendedor, tem a possibilidade de alcançar uma renda superior. No entanto, o risco é um pouco maior. A flexibilidade do setor costuma atrair pessoas inovadoras, em busca de grandes oportunidades.
O profissional na iniciativa privada passa por uma seleção rápida. Deve-se passar por entrevistas, processos seletivos, dinâmica de grupo e indicação de terceiros. O trabalho na iniciativa privada também é menos burocrático, com amplas oportunidades de desenvolvimento profissional.
Características das áreas de atuação
O profissional pode escolher um cargo público em sua área de atuação, de modo a construir uma carreira que lhe dê satisfação e amplo desenvolvimento. Formados em comunicação, contabilidade, biblioteconomia, psicologia, engenharia, entre outros, conseguem trabalhar na sua formação com a estabilidade do setor público.
A princípio, é preciso considerar o processo de admissão. Profissionais do setor privado costumam ter dificuldade na contratação, principalmente aqueles com pouca experiência. Eles começam a seleção entregando seu currículo e passa por diversas entrevistas até a admissão.
Já no serviço público, o profissional conquista sua vaga através de seu próprio esforço, estudando para fazer a prova do concurso. Normalmente não se exige uma experiência anterior. Contudo, existem algumas avaliações que cobram a prova de títulos, relacionadas a formação do candidato.
Salário do Profissional
No setor privado, o empregador estipula o salário do trabalhador, levando em consideração o salário mínimo. É possível que haja uma negociação. Os ganhos do profissional podem ser maiores para aqueles que possuam uma valorização no mercado, grande experiência e liderança, além de habilidades técnicas.
Em relação ao funcionário público, a lei estabelece seu salário. Antes de entrar no órgão, o trabalhador já sabe o quanto irá receber. A princípio, os salários costumam ser mais altos do que os da iniciativa privada. Entretanto, a renda continua estável com o passar do tempo, são poucos reajustes durante a carreira.
Carga horária
O empregado que atua na iniciativa privada fica à disposição do empregador. Em muitas situações ele tem a necessidade de trabalhar em horários diversos, fazendo hora extra e em dias não úteis. Pode acontecer de o profissional levar seu trabalho para casa depois do expediente.
No caso da administração pública, há uma definição do horário de trabalho, além de feriados e das férias. em suma, pode ser o caso de se fazer um plantão, em ocasiões excepcionais. Normalmente o horário de trabalho está presente no edital, de maneira que o candidato conheça a carga horária de seu trabalho.
Carreira pública ou iniciativa privada
A carreira pública ainda se diverge da iniciativa privada em questões como a demissão, as promoções e os benefícios. Portanto, é preciso conhecer todos os aspectos, verificar qual o seu perfil e suas necessidades. em conclusão, deve-se ter em mente, que é possível construir uma carreira de sucesso em ambas as modalidades.