A maioria das pessoas hoje está familiarizada com o termo “capitalismo” e o que ele significa. Mas você sabia que ela existe há mais de 700 anos?
O capitalismo hoje é um sistema econômico muito diferente do que era quando foi lançado na Europa no século XIV.
Na verdade, o sistema do capitalismo passou por três épocas distintas, começando com o mercantil, passando para o clássico (ou competitivo) e, em seguida, evoluindo para o keynesianismo ou capitalismo de estado no século 20 antes de se transformar mais uma vez no capitalismo global. sabe hoje.
O começo: capitalismo mercantil, séculos 14 a 18
De acordo com Giovanni Arrighi, um sociólogo italiano, o capitalismo surgiu pela primeira vez em sua forma mercantil durante o século XIV.
Era um sistema de comércio desenvolvido por comerciantes italianos que desejavam aumentar seus lucros evitando os mercados locais.
Esse novo sistema de comércio foi limitado até que as crescentes potências europeias começaram a lucrar com o comércio de longa distância, ao iniciarem o processo de expansão colonial.
Por essa razão, o sociólogo americano William I. Robinson data o início do capitalismo mercantil com a chegada de Colombo às Américas em 1492.
De qualquer forma, nessa época, o capitalismo era um sistema de comércio de mercadorias fora do mercado local imediato de alguém para aumentar o lucro para os comerciantes. Foi a ascensão do “homem médio”.
Companhia Britânica das Índias Orientais. Também nesse período foram criadas algumas das primeiras bolsas de valores e bancos para administrar esse novo sistema de comércio.
Com o passar do tempo e as potências europeias como holandesa, francesa e espanhola ganharam destaque, o período mercantil foi marcado pela tomada do controle do comércio de mercadorias, pessoas (como indivíduos escravizados) e recursos anteriormente controlados por outros.
Eles também, por meio de projetos de colonização, transferiram a produção de safras para terras colonizadas e lucraram com o trabalho escravizado e assalariado.
O Comércio do Triângulo Atlântico, que movimentava bens e pessoas entre a África, as Américas e a Europa, prosperou durante esse período. É um exemplo de capitalismo mercantil em ação.
Essa primeira época do capitalismo foi interrompida por aqueles cuja capacidade de acumular riqueza foi limitada pelo domínio das monarquias e aristocracias dominantes.
As revoluções americana, francesa e haitiana alteraram os sistemas de comércio e a Revolução Industrial alterou significativamente os meios e as relações de produção. Juntas, essas mudanças inauguraram uma nova época do capitalismo.
E então, gostou de conhecer mais sobre esse assunto?
Não deixe de ler também – Surgimento do Capitalismo: aquilo que você precisa saber