A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou nesta segunda-feira, dia 27 de setembro, edital que prevê investimentos de cerca de R$ 25,1 milhões em projetos de pesquisa que estudem os impactos da pandemia da covid-19. Do total, cerca de R$ 21,1 milhões serão direcionados para a concessão de bolsas.
De acordo com o edital, a Capes deve financiar cerca de 40 projetos sobre a pandemia, principalmente aqueles que visam analisar as suas possíveis consequências sociais, econômicas, culturais e históricas.
Implementação está prevista para março de 2022
Os projetos devem ter a duração de até 48 meses. A apresentação dos projetos deve ser feita por meio do Sistema de Inscrições da Capes (Sicapes), entre os dias 4 de outubro e 22 de novembro.
Conforme o edital, a implementação dos projetos está prevista para março de 2022. Cada projeto contará com até quatro bolsas de mestrado, três de doutorado e três de pós-doutorado.
“Os trabalhos deverão considerar fatores surgidos ou agravados no contexto pandêmico, como: violência, saúde e adoecimento social, reestruturação da arquitetura urbana, novas ou adaptadas estruturas de trabalho e de ensino, e agravamento de diferenças entre os estados”, especifica a Capes.
Por meio de nota, a presidente da Capes, Cláudia Toledo, disse que o investimento visa “diagnóstico e soluções” para os problemas causados pela pandemia. As soluções deve estar de acordo com a realidade do país. Além disso, ela afirmou que “Serão projetos interdisciplinares, pois temos reflexos em todas as áreas”.
Clique aqui e confira o edital na íntegra.
Com informações da Agência Brasil.
Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também MEC permite que escolas usem verbas do PDDE para a volta às aulas presenciais.