Categorias: Economia

Cancelamento do AUXÍLIO BRASIL: veja o que pode levar a esta situação

Publicado por
Redação Notícias Concursos

Beneficiários do Auxílio Brasil precisam atualizar os seus dados no Cadastro Único (CadÚnico), porta de entrada para os programas sociais do Governo Federal.

Inicialmente, o prazo para a atualização dos dados estava previsto para terminar no dia 14 de outubro, mas foi prorrogado até a primeira quinzena do mês de novembro.

Na prática, a prorrogação atende os processos que estão em andamento desde o mês de fevereiro. Cerca de 8 milhões de famílias beneficiárias do Auxílio Brasil estão envolvidas.

Portanto, esses beneficiários podem se dirigir aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), para fazer a atualização dos dados, caso necessário.

“As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Cras ou a um posto de atendimento do CadÚnico do município”, disse o Ministério da Cidadania.

É importante ressaltar que a falta de atualização do CadÚnico pode resultar na suspensão ou cancelamento do Auxílio Brasil e de qualquer outro benefício social vinculado ao sistema do Governo Federal.

Contudo, os eventuais bloqueios e cancelamentos devem começar a partir de julho de 2023, com exceção da atual transferência de renda que passa por avaliações mensais.

 

O que pode cancelar o Auxílio Brasil?

O pagamento do Auxílio Brasil pode ser cancelado por diversos motivos, sendo os mais recorrentes os envolvidos aos critérios de elegibilidade do programa social. Sendo assim, é de suma importância atualizar todas as informações para que o sistema reconheça que ainda está apto ao recebimento do benefício.

Entre as razões mais comuns para o cancelamento do salário estão:

  • Família com renda per capita mensal superior a R$ 210;
  • Dados desatualizados no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Crianças e adolescentes sem frequência na escola;
  • Descoberta de fraude no recebimento.

Em caso de dúvidas sobre o cancelamento do Auxílio Brasil, o beneficiário pode acessar a plataforma para verificar o status do cadastro. Basta seguir estes passos:

  1. Acesse o portal do CadÚnico (site ou aplicativo);
  2. Faça login com o Gov.br;
  3. Selecione a opção “Consulta completa”;
  4. O sistema vai gerar uma espécie de extrato informando a situação do cadastro.

Com relação ao benefício, basta acessar o aplicativo do Auxílio Brasil ou Caixa Tem para verificar qual o atual status. Nestes dois sistemas a entrada é feita através do número de CPF.