Daqui a exatamente duas semanas, o Governo Federal inicia oficialmente os pagamentos do Pix Caminhoneiro. O novo programa social atenderá motoristas de caminhão autônomos que estão passando por dificuldades por causa dos sucessivos aumentos nos combustíveis. Serão seis repasses até o final deste ano.
Segundo as informações do Ministério do Trabalho, no próximo dia 9 de agosto, os caminhoneiros receberão R$ 2 mil na primeira liberação. Trata-se de um valor dobrado para todos os mais de 800 mil trabalhadores que estarão aptos ao recebimento da quantia. A informação já foi confirmada por outros setores do Governo Federal.
O pagamento dobrado acontece por causa da indicação oficial de que o Planalto precisa realizar ao menos seis liberações do benefício até o final deste ano. Como restam apenas cinco meses completos em 2022, então será preciso fazer um repasse duplo. Ele acontecerá já em agosto, quando os usuários receberão duas vezes o mesmo valor.
O sistema volta ao normal a partir de setembro. Nos últimos quatro meses do ano, os caminhoneiros receberão R$ 4 mil divididos em quatro parcelas até o mês de dezembro. Ao menos até aqui, a PEC dos Benefícios promulgada pelo Congresso Nacional não prevê a continuidade dos pagamentos do projeto social no próximo ano.
Conforme informações do Ministério do Trabalho, o Governo Federal pretende selecionar apenas os motoristas de caminhão que trabalham como autônomos. Além disso, o cidadão precisa ter um cadastro ativo nos bancos de informação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) até o último dia 31 de maio.
Desde que o Governo anunciou que pagaria uma espécie de auxílio emergencial para os caminhoneiros, o assunto vem gerando uma série de repercussões na categoria. Hoje, a avaliação do Planalto é de que os sentimentos são mistos.
Parte dos caminhoneiros trata o benefício como algo insuficiente e que não vai conseguir resolver o problema dos sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis. Em um determinado momento, o líder Wallace Landim, mais conhecido por Chorão, chamou o projeto de “esmola”.
De todo modo, mesmo líderes como Chorão vem reconhecendo em entrevistas que parte da categoria deve mudar a posição em relação ao Governo Federal depois do recebimento do benefício a partir de agosto deste ano.
Nesta semana, o Governo Federal divulgou o calendário detalhado do Pix Caminhoneiro. Como antecipado, as duas primeiras parcelas serão pagas em conjunto já no dia 9 de agosto. Veja abaixo como ficou a distribuição das datas:
1ª Parcela: 9 de agosto;
2ª Parcela: 9 de agosto;
3ª Parcela: 24 de setembro;
4ª Parcela: 22 de outubro;
5ª Parcela: 26 de novembro;
6ª Parcela: 17 de dezembro.
Não é necessário realizar nenhum tipo de inscrição direta para fazer parte do programa Pix Caminhoneiro. Caso o trabalhador tenha o cadastro ativo na ANTT, basta esperar pela seleção do Ministério do Trabalho.
O Governo Federal ainda não deu mais detalhes sobre o anúncio dos selecionados para o programa, tampouco sobre a forma de movimentação do benefício. O Ministério do Trabalho lançará uma nota nos próximos dias para definir os últimos pontos.