Camilo Santana assume MEC e fala sobre priorizar a alfabetização
Nesta segunda-feira, dia 2 de janeiro de 2023, Camilo Santana assumiu o cargo como novo ministro da Educação. Em cerimônia realizada na sede do Ministério da Educação (MEC), Santana destacou as prioridades da sua gestão e afirmou que o governo vai atuar para reverter os danos educacionais provocados pela pandemia.
O ex-ministro Victor Godoy, que comandava o MEC até o último sábado, dia 31 de dezembro, não compareceu ao evento para transmitir o cargo.
De acordo com Camilo Santana, as demandas educacionais resultadas da pandemia são um dos desafios da sua gestão. Durante seu pronunciamento, o novo ministro destacou os resultados da sua atuação na educação cearense.
Além disso, o ministro destacou que a alfabetização na idade certa é “prioridade absoluta” para o país:
“A última avaliação feita pelo Saeb mostra que apenas uma em cada três crianças é alfabetizada na idade certa neste país. Ou seja: a maioria é analfabeta dentro da própria escola, o que provoca graves repercussões na sequência da vida dessas crianças”, afirmou.
Em seu discurso, Camilo Santana também afirmou que a sua gestão está comprometida com o aumento do número de escolas de tempo integral. O ministro falou também sobre a recuperação da credibilidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de plano de retomada do Fies e ProUni.
Entre as promessas assumidas pelo novo ministro também foram mencionados o aumento de investimentos em ciência e tecnologia, o fortalecimento da autonomia das universidades e a melhoria do orçamento para a Educação, que nos últimos anos sofreu diversos cortes, precarizando a educação básica e superior em todo o país.
Santana também teceu críticas à gestão anterior da pasta ao frisar que “o Brasil foi violentamente negligenciado nas suas mais importantes áreas, e a educação, sem dúvida, foi uma das mais atingidas”.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UFMG abre período de inscrição para o Vestibular 2023 de cursos com habilidades específicas; saiba mais.