As camadas da Terra se dividem em três: a crosta, o manto e o núcleo. Cada uma delas apresenta particularidades, ou seja, características e temperaturas distintas.
A saber, o homem nunca conseguiu chegar ao núcleo da Terra, contudo, realizam estudos geofísicos sobre a estrutura do planeta, no qual podemos incluir a sismologia.
Dessa maneira, os especialistas podem observar fenômenos das ondas sísmicas e por meio de aparelhos para definir as características de cada camada.
Vestibulares de todo país, assim como o Enem podem trazer perguntas sobre as camadas da Terra, então vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe o artigo!
Quais são as camadas da Terra?
Podemos dividir a Terra em três camadas, são elas:
- Crosta Terrestre: Trata-se da camada mais superficial com estrutura fina e rochosa.
- Manto: Fica abaixo da crosta e apresenta propriedades sólidas.
- Núcleo: Camada mais interna e quente do planeta, ele apresenta duas porções, o núcleo externo composto por níquel e ferro líquido. E o núcleo interno, composto por níquel e ferro sólido.
Crosta Terrestre
A crosta terrestre é a camada mais superficial da Terra. Ela envolve todo o planeta, formada por rochas ricas em silício, magnésio e alumínio.
Ela pode apresentar de 0 a 40 km de espessura, podendo variar de região para região.
A crosta tem grandes porções sólidas denominadas de placas tectônicas, movendo-se sobre o manto terrestre. Ademais, a região conhecida como Descontinuidade de Mohorovicic divide a crosta do manto terrestre.
Manto
O manto terrestre fica localizado abaixo da crosta do planeta. Ela é formada por vários tipos de rochas. A saber, elas apresentam estado líquido por conta do calor emanado pelo núcleo.
Existem dois tipos de manto, o superior e o inferior. Dito isso, o manto inferior permanece em enormes temperaturas, chegando até a 2.000° C. A saber, podendo chegar até 3.000 km de fundura a partir da litosfera.
Ela acaba dividida em enormes porções conhecidas como placas tectônicas, que se movem sobre o manto.
Além disso, as rochas da litosfera são divididas em rochas magmáticas ou ígneas, sendo formadas pelo magma, rochas sedimentares e rochas metamórficas.
Núcleo
O núcleo é composto por metais, sobretudo ferro e níquel. Também é dividido entre núcleo interno e externo.
A saber, no núcleo externo a temperatura pode chegar mesmo sendo sólido entre 3.000°C e 3.800° C, além disso ele possui cerca de 5.100 e 6.370 km.
Ademais, especialistas conseguiram chegar à verdadeira temperatura do núcleo do planeta, podendo chegar até a 6.000° C, ou seja, a mesma que o Sol.
Ainda segundo cientistas, sua temperatura pode levar o ferro ao estado líquido. No entanto, o mesmo volta ao estado sólido por conta da pressão, fazendo-o agrupar novamente.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o assunto?
Não deixe de ler também – Geografia: Conheça os 3 tipos de rochas existentes.