O Governo Federal está seguindo nesta semana com os pagamentos do seu Auxílio Brasil. Nesta quinta-feira (20), os repasses estão sendo feitos para os usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 7. Mesmo antes do fim dos depósitos deste mês, o fato é que alguns usuários já querem saber quando começarão as próximas liberações do benefício.
Afinal de contas, o Governo Federal vai ou não antecipar os calendários dos meses de novembro e dezembro? Até aqui, não há uma resposta oficial do Ministério da Cidadania para esta pergunta. Assim, com base nas informações oficiais que estão disponíveis até agora, o que dá para adiantar é que os pagamentos estão marcados para começar nos dias 17 de novembro e 12 de dezembro.
Fala do Ministro
É importante lembrar que há cerca de duas semanas, o Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, falou sobre o assunto. O chefe da pasta disse que o Governo Federal tem intenção de antecipar o calendário de pagamentos do benefício social em novembro e dezembro. Contudo, para confirmar a promessa, ele teria que publicar a mudança no Diário Oficial da União (DOU).
Historicamente, o Auxílio Brasil é pago sempre nos 10 últimos dias úteis de cada mês. Trata-se de uma regra herdada do antigo Bolsa Família. Em agosto deste ano, o Governo Federal decidiu mudar o foco e pagou o saldo ainda na primeira quinzena. A antecipação não foi repetida no mês de setembro, e voltou a ser feita agora em outubro.
Especificamente em outubro, os repasses estavam previstos para começar no dia 18, mas o Ministério da Cidadania decidiu antecipar as rodadas para o dia 11, de modo que todos os usuários devem receber o saldo até o dia 25. Qualquer decisão sobre as datas dos pagamentos de novembro e dezembro só deverá ser anunciada depois do fim dos depósitos de outubro.
Anomalia no calendário
Como o Governo não vem adotando uma linearidade nas datas dos calendários, uma anomalia vai se formando para os usuários do Auxílio Brasil. Afinal de contas, há intervalos diferentes de pagamentos entre meses diferentes.
Como dito, em agosto o Governo Federal decidiu antecipar o calendário, mas em setembro permaneceram em vigência as datas regulares. Com o movimento descoordenado, alguns grupos passaram quase 40 dias sem receber nada.
No final das contas, o dinheiro que deveria servir para durar um mês, teve que ser dividido para durar quase um mês e meio. Caso o Governo não antecipe o calendário de novembro do Auxílio Brasil, naturalmente o mesmo cenário vai se repetir.
Auxílio Brasil em outubro
Considerando os dados mais recentes do Ministério da Cidadania, é possível dizer que mais de 21 milhões de brasileiros estão aptos ao recebimento do Auxílio Brasil. Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de liberações para outubro:
11 de outubro: Usuários com NIS final 1
13 de outubro: Usuários com NIS final 2
14 de outubro: Usuários com NIS final 3
17 de outubro: Usuários com NIS final 4
18 de outubro: Usuários com NIS final 5
19 de outubro: Usuários com NIS final 6
20 de outubro: Usuários com NIS final 7
21 de outubro: Usuários com NIS final 8
24 de outubro: Usuários com NIS final 9
25 de outubro: Usuários com NIS final 0