O INSS já divulgou o calendário do BPC referente a junho de 2024 e os beneficiários já podem conferir todos os detalhes sobre os próximos repasses.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é uma assistência vital para milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade.
Isso porque, por meio do programa, os beneficiários conseguem recursos para garantir a sua subsistência.
A seguir, veja quando vão ocorrer os próximos repasses e fique por dentro das últimas novidades.
Entendendo o BPC
O BPC é um benefício social do Governo Federal. Isso significa que, apesar de ser pago pelo INSS, ele é um benefício de caráter assistencial.
Nesse sentido, não garante o pagamento do décimo terceiro salário. No entanto, as pessoas que desejam participar do programa não precisam fazer nenhuma contribuição previdenciária.
O valor do benefício é de um salário mínimo mensal e contempla a todas as famílias que se enquadram nas regras de participação.
Quem pode participar?
Para participar do BPC e receber os pagamentos mensais é preciso cumprir as exigências do programa:
- Ser pessoa com deficiência ou idoso com 65 anos ou mais;
- Ter renda familiar per capita inferior a um quarto do salário mínimo vigente (R$ 353 em 2024);
- Estar inscrito no CadÚnico;
- Possuir Número de Identificação Social (NIS).
Calendário BPC junho de 2024
O próximo calendário de pagamentos do BPC começa no dia 24 de junho (segunda-feira). Os depósitos ocorrem a cada dia, seguindo o último dígito do benefício dos inscritos.
Assim, confira o calendário oficial com todas as datas:
- Benefício final 1: 24 de junho;
- Benefício final 2: 25 de junho;
- Benefício final 3: 26 de junho;
- Benefício final 4: 27 de junho;
- Benefício final 5: 28 de junho;
- Benefício final 6: 01 de julho;
- Benefício final 7: 02 de julho;
- Benefício final 8: 03 de julho;
- Benefício final 9: 04 de julho;
- Benefício final 0: 05 de julho.
Como se cadastrar no BPC?
Em primeiro lugar, as pessoas que desejam participar do BPC precisam se cadastrar no CadÚnico. Esse é o banco de dados que o governo utiliza para identificar as famílias que têm direito ao benefício.
Para se inscrever no CadÚnico, o responsável familiar deve comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), portando os seguintes documentos:
- Documento de identificação com foto;
- Comprovante de renda de todos os membros da família que mora na mesma casa;
- Comprovante de endereço.
Além disso, durante o atendimento, o responsável também responderá um questionário socioeconômico para oferecer mais informações sobre o seu grupo familiar.
Solicitando o benefício
Após a inscrição no CadÚnico, o próximo passo é fazer a solicitação do BPC de fato. O processo de inscrição é 100% online e livre de burocracia. Assim, basta acessar o site ou aplicativo INSS para solicitar o benefício.
Confira todos os passos:
- Em primeiro lugar, acesse o site ou o aplicativo Meu INSS e faça o seu cadastro ou login;
- Na página inicial, clique em “Agendamentos/Solicitações” e depois em “Novo requerimento”;
- Depois, digite “BPC” na barra de pesquisa e selecione a opção “Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência” ou “Benefício Assistencial ao Idoso”, conforme o seu caso;
- Em seguida, preencha os dados solicitados e anexe os documentos necessários;
- Por fim, confira as informações e conclua o requerimento;
- Acompanhe o andamento do seu pedido pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Após seguir esses passos, os idosos acima de 65 anos precisam aguardar a aprovação para começar a receber os pagamentos mensais.
Porém, as pessoas com deficiência ainda terão que passar pela perícia médica, na data e horário informados durante o processo de solicitação.
Como receber os pagamentos do BPC?
Após ter o pagamento aprovado, o beneficiário já pode começar a receber os pagamentos, seguindo calendário oficial do programa.
Para ter acesso aos recursos, ele recebe um cartão magnético. Com ele, é possível fazer o saque do benefício no banco informado pelo INSS.
Caso o beneficiário tenha outras dúvidas com relação ao BPC, é possível consultar o benefício em um dos seguintes canais:
- Site ou aplicativo Meu INSS;
- Central de atendimento do INSS, no telefone 135;
- Presencialmente, em uma das agências do INSS.