O mês de abril chegou e os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) já podem consultar quando serão os próximos pagamentos.
O BPC é uma assistência vital para milhões de brasileiros atualmente. Assim, é essencial estar sempre atualizado sobre as datas dos depósitos mensais.
A seguir, confira todas as informações sobre o pagamento do BPC de abril e veja o calendário oficial com todas as datas dos repasses.
Todas as pessoas que se enquadram nas regras de participação do BPC e já obtiveram aprovação poderão receber o benefício em abril. Para se cadastrar, é preciso cumprir as seguintes exigências:
Os pagamentos do BPC referente a abril de 2024 estão previstos para iniciar no dia 24/04, seguindo até o dia 8 de maio.
Os depósitos ocorrem na conta do benefício dos inscritos e segue o calendário oficial do INSS para quem recebe até um salário mínimo.
A seguir, confira todas as datas:
Após a recente divulgação da antecipação do 13º salário do INSS, uma dúvida comum surgiu entre os beneficiários do BPC: o governo aprovou o décimo terceiro para o benefício?
Em primeiro lugar, para responder a essa pergunta é preciso entender como funciona o Benefício de Prestação Continuada. Apesar dos repasses ocorrerem por meio do INSS, ele não é um benefício previdenciário, mas sim, assistencial.
Isso quer dizer que o BPC é um benefício social do Governo Federal. Nesse sentido, o governo apenas utiliza o INSS como um meio de organização dos pagamentos.
Dessa maneira, não existe previsão para a liberação do 13º salário para os beneficiários, uma vez que um benefício assistencial não garante o pagamento do abono anual.
O primeiro passo para solicitar o BPC é fazer a inscrição no CadÚnico. Para isso, o responsável familiar deve se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.
Na ocasião, deve portar os seus documentos e os documentos de todos os integrantes da família que moram na mesma casa, bem como comprovantes de renda e endereço.
Após a confirmação do cadastro no CadÚnico, o interessado pode fazer a solicitação do benefício através dos seguintes passos:
Para os idosos com 65 anos ou mais, após seguir os passos acima, basta aguardar a resposta do INSS. No entanto, as pessoas com deficiência terão, ainda, que passar pela perícia médica.
Assim, deverão se dirigir à uma agência do INSS no dia e horário marcado para a perícia. Só então é que o pedido será analisado e poderá ser aprovado ou negado. De toda forma, a resposta ficará disponível no Meu INSS, com acesso pelo site ou aplicativo.
A seguir, confira a lista completa de todos os documentos necessários para solicitar o BPC:
É importante lembrar que os documentos devem estar legíveis, sem rasuras ou cortes. Além disso, eles devem ser enviados em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 5 MB cada.