Direitos do Trabalhador

Caixa Tem: usuários relatam dificuldade para reativar conta do programa

O Governo Federal concluiu na semana passada os pagamentos de fevereiro de dois dos seus principais programas sociais. Estamos falando aqui do vale-gás nacional e também do Auxílio Brasil. De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 18 milhões de pessoas receberam pelo menos um desses dois projetos sociais.

Mas muitos deles receberam isso não sem antes ter uma dor de cabeça de nome Caixa Tem. Para quem não sabe, esse é o aplicativo oficial que o Governo usa para que as pessoas consigam realizar algumas movimentações básicas no dinheiro tanto do Auxílio Brasil como também do vale-gás nacional. É o que se sabe até este momento.

De acordo com alguns relatos nas redes sociais, algumas pessoas afirmam que neste momento elas estão tendo dificuldades para usar o app. Um desses beneficiários enviou a seguinte mensagem: “eu usava o Caixa Tem no ano passado, desinstalei meu app e quando abri agora errei a senha uma vez e o sistema todo bloqueou. O que faço agora”, questionou o usuário.

Casos assim são mais comuns do que se imagina. Acontece que o sistema do próprio Caixa Tem prevê mesmo o bloqueio no sistema caso ocorram situações assim. Então, é preciso ter cuidado para não acabar se perdendo nesses contextos. Quando isso acontece, é preciso se dirigir até um banco para tentar realizar o desbloqueio.

De acordo com a Caixa Econômica Federal o impedimento não seria uma falha no aplicativo. Pelo contrário, seria a prova de que ele está funcionando para tentar impedir que fraudes aconteçam. É justamente por isso que será preciso se dirigir até uma agência. De uma certa forma, quando isso ocorre, é o banco dizendo que necessita provar que é você que está tentando mexer no app.

Cuidados para não registrar o bloqueio

De acordo com os relatos nas redes sociais, o que se sabe mesmo é que várias situações podem acabar levando ao bloqueio do app do Caixa Tem. Então é preciso tomar cuidado para não acabar se prejudicando.

Uma das situações, por exemplo, foi essa descrita pelo próprio internauta. Ele saiu do programa, desinstalou o app e quando retornou inseriu uma senha errada. O sistema pode acabar pegando isso como uma tentativa de fraude.

Mas não é só isso que pode acabar causando o bloqueio. De acordo com as informações oficiais, quando mais de um celular acessa a mesma conta, esta ação também pode acabar gerando problemas. Então, é importante prestar atenção neste ponto.

Caixa Tem no Auxílio

Muita gente não sabe, mas o uso do Caixa Tem é fundamental para a questão do Auxílio Brasil. É que de acordo com o Governo Federal, quem quiser usar esse benefício de forma digital, vai ter que usar esse app.

Pelo que se sabe até aqui, esse programa permite que o cidadão use a quantia para pagar boletos, fazer transferências e até mesmo algumas compras de maneira online. É o que se sabe.

Além disso, para quem não tem o cartão do benefício, há ainda a possibilidade de fazer o saque usando o app. É que o Caixa Tem permite que os cidadãos gerem um código para esta retirada.