Os caminhoneiros já podem solicitar a antecipação da linha de frete por meio de empréstimo bancário e com os juros mais baixos do mercado juntamente com a Caixa Econômica Federal. O banco lançou a sua nova linha de crédito nesta última sexta-feira (4), que se chama Giro Caixa Transportes.
Através desta linha de crédito, será solicitado a antecipação do frete e que será depositada diretamente na conta dos transportadores autônomos o crédito com até 120 dias de antecedência. A taxa vai variar de acordo com o histórico de crédito de quem o estiver solicitando, passando por uma análise prévia para receber ou não a aprovação.
Veja como poderá ser feita a antecipação
Poderá ser realizada a antecipação através dos fretes que forem registrados nos sistemas das Secretarias Estaduais de Fazenda e tendo sempre como base a emissão do Manifesto Econômico Fiscal, que é um documento muito utilizado pelas empresas do ramo, como se fosse a nota fiscal que é emitida pelo MEI, mas aqui tendo como linha as informações de tamanho da carga e quem é o responsável pelo transporte.
O empréstimo deverá ser pago em uma única parcela, sendo que o vencimento terá uma data estipulada pelo transportador. Para as empresas de transporte de carga que estão interessadas em realizar a contratação da linha de crédito, o primeiro passo será pedir a habilitação do limite através de qualquer agência da Caixa Econômica Federal.
Propósito da Caixa é oferecer mais renda
De acordo com as últimas declarações do Presidente da Caixa, Pedro Guimarães, uma das razões para a criação dessa nova linha de crédito é a possibilidade de oferecer mais renda aos caminhoneiros, ainda mais em um momento onde os combustíveis tendem a ficar com os preços elevados por todo 2022.
Guimarães falou que antes quando os caminhoneiros não tinham os recebíveis, pedir crédito era algo muito arriscado, pois as taxas já partiam de 10% a 20% ao mês. E agora, quando vemos essa possibilidade de tomar o crédito com uma taxa de 1,99% ao mês, logo podemos ver um efeito mais direto na tomada por mais renda.
A Caixa Econômica Federal estava se preparando a meses para realizar essa redução, informando que ainda existe um valor muito grande e que poderá ser utilizado no pagamento de diesel ou de reformas de caminhões mais antigos, com poucos recursos em frente aos mais modernos.
Programa deverá ajudar a reduzir as carências do setor
Quem também esteve presente na solenidade, foi o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que comentou sobre a nova linha de crédito aos caminhoneiros e entende que será positivo, ajudando a reduzir ou mesmo sanar as grandes carências que ainda existem no setor.
O evento também contou com a presença do Ministro da Economia, Paulo Guedes, além do Presidente Jair Bolsonaro. Guedes realizou mais uma vez uma série de elogios pelo avanço do desenvolvimento digital da Caixae também apoiou a continuidade do trabalho do banco em novos programas sociais, além da excelência em relação ao crédito imobiliário.