Direitos do Trabalhador

Caixa libera mais uma rodada de saque do auxílio emergencial; veja quem recebe

Esta quarta-feira (2) marca a liberação do saque do Auxílio Emergencial para mais um grupo de beneficiários. Desta vez é a hora dos trabalhadores informais que nasceram no mês de março. Eles podem ir para o banco para tirar a quantia no caixa eletrônico.

De acordo com o calendário oficial do Auxílio Emergencial, esses valores estão na conta das pessoas que nasceram em março desde o último dia 19 de maio. No entanto, de acordo com as regras do programa, eles só podiam movimentar o dinheiro via aplicativo Caixa Tem.

Dessa forma, eles só podiam realizar algumas atividades como pagamentos de boletos e algumas compras online, por exemplo. Além disso, eles também poderiam optar por usar maquininhas de alguns estabelecimentos que estão aceitando o dinheiro do Auxílio.

No entanto, eles não podiam fazer nada além disso. Então é fato que a liberação dessa quantia em espécie acaba sendo uma ajuda para muita gente. Quem não usou nenhuma parte do dinheiro de forma digital, por exemplo, pode tirar o montante de forma completa agora.

Ainda de acordo com a Caixa, as pessoas que recebem nesta quarta (2) são aquelas que se inscreveram no Auxílio Emergencial pelo aplicativo oficial do programa. Além disso, também podem tirar o dinheiro aqueles que estão no Cadúnico mas não recebem o Bolsa Família.

Data de saque

Vale lembrar que o Auxílio Emergencial segue uma lógica de calendários diferentes para os informais. São duas datas para cada pagamento. A primeira é a liberação do dinheiro de forma digital. Nesse primeiro momento os trabalhadores só podem movimentar a quantia de forma digital.

A segunda data é a liberação do saque. E é justamente isto o que está acontecendo nesta quarta (2) para as pessoas que nasceram em março. Normalmente, esse intervalo entre a primeira liberação e a segunda costuma durar algo em torno de uma semana e meia ou duas semanas a depender do caso.

Quem está recebendo o Auxílio Emergencial por meio do Bolsa Família não segue essa lógica. De acordo com as informações oficiais, eles só seguem o calendário que seguiam antes no programa anterior. Então para essas pessoas o que muda mesmo é o valor. As datas seguem as mesmas.

Auxílio Emergencial

O Auxílio Emergencial deste ano está pagando quatro parcelas de valores que variam entre R$ 150 e R$ 375. Então estamos falando de um benefício notadamente menor do que aquele que vimos durante o ano passado. O Governo argumenta que teve que diminuir o tamanho do programa por uma questão de respeito com as contas públicas.

De acordo com as informações oficiais, além do valor, o projeto está chegando na casa de menos gente agora. Em 2020, estima-se que cerca de 70 milhões de brasileiros receberam o Auxílio. Agora, esse número caiu para cerca de 39 milhões de pessoas.

Apesar da queda no valor e no número de beneficiários, o Governo avalia a possibilidade de aumentar a quantidade de parcelas do programa. O próprio Ministro da Economia, Paulo Guedes, vem dizendo que essa possibilidade existe. No entanto, ainda não há uma confirmação oficial sobre isso.