O Governo Federal concluiu na semana passada os últimos repasses do seu Auxílio Brasil. De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 14,5 milhões de pessoas pegaram o dinheiro em questão. De uma forma ou de outra, eles tiveram que usar a Caixa Econômica Federal para fazer a movimentação da quantia.
E como milhões de pessoas usaram esse banco, então é natural que se saiba que muita gente tentou entrar em contato com eles. A grande maioria estava querendo tirar dúvidas. No final da última semana, a Caixa passou a enviar uma série de mensagens dizendo que não pede senhas em nenhum dos seus atendimentos.
Não se sabe ao certo o porquê dos envios dessas mensagens com essas informações. Mas se imagina que alguns usuários estão tendo problemas com isso. Então vale sempre repetir que a Caixa não pede nenhum tipo de senha enquanto faz o atendimento. Isso vale principalmente para os contatos por e-mail ou telefone.
O fato é que no Brasil inteiro várias quadrilhas estão se aproveitando desse momento de desespero para tentar aplicar golpes. Em alguns casos, eles estão entrando em contato com as pessoas para tentar roubar dinheiro. E é justamente aí que eles estão pedindo senhas desses beneficiários.
De acordo com a Polícia Federal (PF), uma dica para os usuários é sempre desconfiar. Em caso de dúvidas, é importante entrar em contato com a Caixa Econômica para saber se o contato é verdadeiro ou não. Isso obviamente antes de enviar qualquer dado pessoal como senhas ou até mesmo números de documentos.
Em regra geral, vale lembrar que o Governo Federal não está fazendo neste momento nenhum tipo de ligação para possíveis inscrições no Auxílio Brasil. Pelo que se sabe até aqui, não haverá esse tipo de seleção.
Eles apenas irão olhar os dados das pessoas no Cadúnico. No caso da Caixa, eles também não estão pedindo nenhuma senha, seja em qualquer forma de atendimento. Então é importante prestar atenção nessas situações.
Uma tática que os golpistas costumam usar com frequência é a questão do apelo para a urgência. De acordo com a Polícia Federal, eles costumam usar mensagens como “Urgente”, “Últimos dias” ou mesmo “Últimas vagas”.
Segundo a PF, eles fazem isso para fazer com que a pessoa tenha pressa em clicar no link e enviar as suas informações. Com essa urgência, o cidadão que está desesperada por ajuda acredita que não vai ter tempo de procurar saber se aquilo é verdade.
A Caixa Econômica Federal é o banco que atua como agente pagador do Auxílio Brasil. Foi assim também com o Auxílio Emergencial e com o Bolsa Família. Mas muita gente está confundindo os limites dessa função.
De acordo com o banco, muita gente está entrando em contato para reclamar do processo de seleção do Auxílio Brasil. Mas essas dúvidas precisam ser retiradas junto ao Ministério da Cidadania, que é a pasta responsável por esse setor.