O final de semana chegou com uma grande noticia para os beneficiários do Bolsa Família. O calendário de pagamento do programa indica que os repasses acontecem apenas em dias úteis, ou seja, de segunda a sexta-feira. Contudo, um grupo de beneficiários teve o pagamento antecipado para este sábado (27).
Isso mesmo, milhares de segurados vão poder acessar o valor do benefício antecipadamente. Em suma, o Governo Federal vem mantendo essa prática, pagando o Bolsa Família alguns dias antes para determinados grupos de segurados. Assim, eles não precisam esperar até a segunda-feira, data oficial de repasse.
A saber, o calendário de pagamento do Bolsa Família possui um padrão, e os pagamentos acontecem nos 10 últimos dias úteis do mês. No entanto, a Caixa Econômica Federal, responsável por repassar os valores aos beneficiários do programa, libera as parcelas mais cedo para quem está para receber nas segundas-feiras.
Calendário do Bolsa Família de janeiro
Neste sábado (27), os beneficiários do Bolsa Família com Número de Identificação Social (NIS) de final 8 já vão poder acessar o repasse deste mês. Isso também aconteceu no último sábado (20), quando os usuários com NIS de final 3 também receberam o benefício antecipadamente.
A Caixa Econômica segue pagando os valores aos beneficiários do Bolsa Família. Na prática, os repasses possuem um padrão e acontecem nos dez últimos dias úteis de cada mês, e os repasses de janeiro estão próximos do fim.
Confira o calendário de pagamentos do Bolsa Família de janeiro de 2024:
- 18 de janeiro – Beneficiários com NIS de final 1 – PARCELA LIBERADA;
- 19 de janeiro – Beneficiários com NIS de final 2 – PARCELA LIBERADA;
- 22 de janeiro – Beneficiários com NIS de final 3 – PARCELA LIBERADA;
- 23 de janeiro – Beneficiários com NIS de final 4 – PARCELA LIBERADA;
- 24 de janeiro – Beneficiários com NIS de final 5 – PARCELA LIBERADA;
- 25 de janeiro – Beneficiários com NIS de final 6 – PARCELA LIBERADA;
- 26 de janeiro – Beneficiários com NIS de final 7 – PARCELA LIBERADA;
- 29 de janeiro – Beneficiários com NIS de final 8;
- 30 de janeiro – Beneficiários com NIS de final 9;
- 31 de janeiro – Beneficiários com NIS de final 0.
Veja como acessar o benefício pelo Caixa Tem
Os usuários podem acessar os valores do Bolsa Família através do aplicativo Caixa Tem. A pessoa deve baixar o app na loja do smartphone e fazer o login, informando o CPF e a senha de cadastro. Dessa maneira, poderá utilizar os serviços oferecidos, conferindo o extrato do benefício, realizando transações via PIX ou até mesmo pagamento de contas.
Entretanto, caso seja o primeiro acesso, a pessoa deve seguir o passo a passo abaixo:
- Abra o aplicativo Caixa Tem;
- Clique em “Cadastre-se e abra sua conta”;
- Clique em “Continuar” para criar o perfil de acesso;
- Informe CPF, nome completo, número do celular, data de nascimento, CEP e e-mail;
- Em seguida, crie uma senha.
Após seguir esses passos, a pessoa deverá confirmar que tem acesso ao e-mail ou ao celular informado, clicando em uma mensagem de confirmação enviada pelo aplicativo para um dos dois. Após isso, poderá utilizar os serviços do Caixa Tem.
Caso os beneficiários queiram sacar o dinheiro, deverão ir a alguma agência bancária da Caixa Econômica para realizar a operação. Em suma, basta usar o cartão de débito da conta ou o cartão social. Os saques podem ser feitos em Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui, terminais de autoatendimento e Agências da CAIXA.
Cuidado para não ter o benefício bloqueado
Todos os meses, o governo federal passa um “pente fino” nos cadastros do Bolsa Família. Em síntese, o principal objetivo desta ação é retirar da folha de pagamento do benefício aqueles usuários que já não cumprem os requisitos estabelecidos pelo programa social.
Nem todas as famílias recebem a mesma mensagem em relação à interrupção dos repasses do Bolsa Família, pois os fatores que levam a isso podem variar.
Por exemplo, as famílias podem solucionar o bloqueio através de uma visita ao centro de atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) ou ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para esclarecer a situação. Isso pode acontecer com uma simples atualização dos dados.
Por sua vez, a suspensão ocorre quando as famílias não estão cumprindo os requisitos secundários definidos pelo Bolsa Família, como atualizar dados de vacinação e de frequência escolar. Caso alguma informação esteja desatualizada, o benefício poderá ser suspenso.
Já o cancelamento ocorre quando o beneficiário deixa de atender a condicionalidade da renda. Nesse caso, as famílias que passam a ter uma renda maior que a estabelecida para receber o Bolsa Família terão que fazer um recadastramento completo. Esse processo pode demorar, pois há uma fila de espera para este grupo de beneficiários.