A Caixa Econômica Federal vai oferecer até 75% de desconto no valor de parcelas de financiamento habitacional. O anúncio foi feito pelo presidente do banco, Pedro Guimarães, nesta segunda-feira (7). A redução é por prazo limitado, e tem como intuito ajudar os clientes afetados pela crise econômica causada pela pandemia de coronavírus.
Além disso, a Caixa também oferecerá uma pausa no pagamento das parcelas. Nesse sentido, essa opção só estará disponível para beneficiários do Auxílio Emergencial, ou quem está recebendo o Seguro Desemprego.
Assim, a solicitação para receber os descontos nas parcelas deve ser feita pelo App Habitação Caixa, segundo Guimarães. Deste modo, o banco criou três modalidades de negociação. São elas:
Ao final do prazo estabelecido para a redução no valor das parcelas, a cobrança volta ao normal. Além disso, os valores que foram descontados serão cobrados, proporcionalmente, até o fim do contrato previamente estabelecido. Em relação aos juros, a Caixa afirmou: “A taxa de juros e o prazo contratados inicialmente não sofrem alteração mediante a concessão do desconto nas parcelas”.
Quem recebe o Auxílio Emergencial, ou o Seguro Desemprego, pode solicitar a suspensão das parcelas do financiamento habitacional da Caixa. Ao passo que o requerimento deve ser feito pelo App Habitação Caixa, ou através do telefone 0800-104-0104. As parcelas permanecem interrompidas por até 6 meses.
“Essas medidas proporcionam às famílias a possibilidade de se reorganizarem para voltar a pagar integralmente a prestação mensal”, afirmou a Caixa Econômica Federal em comunicado à imprensa.
Essa pausa no pagamento das parcelas do financiamento habitacional com certeza irá ajudar muitas famílias que financiaram sua casa, porém foram afetadas pela pandemia. Além disso, é uma proposta que acaba ajudando os dois lados, pois as famílias não entram em dívidas, e o banco recebe o dinheiro de qualquer maneira.
A Caixa Econômica Federal também está lançando o 1º Feirão Digital da Casa Própria. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (7), e terá imóveis que contam com financiamento total, ou seja, sem pagamento de entrada. Também há a possibilidade de carência de 6 meses antes de começar a pagar as prestações.
O feirão vai ocorrer de 25 de junho até 4 de julho. Segundo a Caixa, serão mais de 180 mil imóveis oferecidos, espalhados por todo o país, com a participação de mais de 600 construtoras.
Assim, dentre esses imóveis, 6 mil são próprios da Caixa, e terão financiamentos especiais. Eles poderão ter financiamento total, sem pagamento de entrada, e com carência de até 6 meses para início de pagamento. Seja como for, para estes imóveis em específico, os contratos terão taxas a partir da TR+ 2,50%+ remuneração da poupança.