Infelizmente, sabemos que muitos brasileiros acabam caindo no chamado “golpe do PIX errado”, que é quando a pessoa acaba “reembolsando” o criminoso por acreditar que recebeu um Pix de forma equivocada.
Neste texto, explicamos, com mais detalhes, como ocorre esse tipo de golpe para que você possa ficar atento e, assim, se proteger desse tipo de situação. Acompanhe e saiba mais!
O golpe do PIX errado normalmente é feito de um modo extremamente planejado, fazendo com que a vítima demore a se dar conta de que foi, verdadeiramente, roubada.
Tudo começa quando o criminoso entra em contato com a vítima dizendo que “efetuou um pagamento via PIX”. Em seguida, o criminoso também envia um comprovante falso de transferência, como se realmente tivesse depositado dinheiro na conta da vítima.
Depois disso, a vítima começa a se questionar com relação ao pagamento que supostamente recebeu e responde ao criminoso perguntando do que se trata. Assim que a vítima responde, o golpista diz que se confundiu e que fez uma transferência errada.
Quando se inicia essa parte da história, o criminoso começa então a fingir que está “desesperado” por não conhecer a vítima e por ter transferido um valor errado para ela. Logo, solicita que seja feito o reembolso do suposto PIX.
A vítima, que pode se esquecer de verificar se realmente recebeu alguma transferência, pode acabar fazendo o suposto reembolso para o golpista, enviando o dinheiro que ele teria pagado de forma equivocada.
Porém, assim que a transferência do PIX é feita, a vítima pode se dar conta de que, na realidade, tudo não passava de um golpe. O criminoso jamais havia feito uma transferência para a conta da pessoa e acabou solicitando um pagamento por algo que nunca havia sido enviado.
Sem dúvidas, quando a vítima se dá conta de que acabou transferindo dinheiro para um golpista, ela pode se sentir extremamente frustrada e, dependendo do valor, até mesmo desesperada. Afinal, o dinheiro perdido não pode ser recuperado de uma hora para outra, pois ainda não existe uma forma de cancelar um PIX que foi feito.
O que existem são medidas judiciais que a pessoa pode tomar, a começar entrando em contato com o banco onde ela tem conta. É importante comunicar como tudo aconteceu e deixar claro que sofreu um golpe do PIX, a fim de que a instituição financeira já comece a tomar as medidas cabíveis.
Nessa situação, o caso será avaliado e possivelmente a pessoa receberá o reembolso, em algumas situações, graças ao Mecanismo Especial de Devolução do PIX. Porém, é importante ter em mente que o processo pode demorar em alguns casos, além de que é necessária uma análise minuciosa do ocorrido, por parte do Mecanismo Especial, para que seja possível, de fato, conseguir o reembolso.
Em caso de dúvidas, lembre-se de sempre conversar com a sua instituição financeira. E fique atento: não faça transferências via PIX sem antes ter certeza de que está tudo certo, ok?