Quem resiste a um cafézinho? A bebida é a segunda mais consumida no Brasil e é a protagonista quando se fala em cafés da manhã e lanches da tarde. O café é muito conhecido por ser uma bebida energética, sendo uma excelente opção quando comparada com os energéticos industriais.
O café ajuda a espantar o sono, aumentar a disposição e melhorar a memória e a concentração. Em doses adequadas, a bebida pode ser um auxílio e tanto para os estudantes, vestibulandos e concurseiros.
O consumo da bebida pode trazer diversos benefícios, principalmente se o consumo não for exagerado e na dose adequada de acordo com o seu organismo. A cafeína presente é responsável por melhorar a performance mental e física das pessoas, portanto a lista de benefícios para estudantes é grande:
Apesar de todos os benefícios citados acima, é importante dizer que o café deve ser tomado com moderação, pois o exagero pode ser um tiro pela culatra e acabar prejudicando a sua rotina de estudos e a sua saúde. Entre os malefícios, há alguns que valem a pena ser mencionados:
Não há resposta certa para essa pergunta, pois depende muito do organismo de cada um e da concentração de cafeína da bebida.
No geral, jovens adultos podem tomar até 400mg de cafeína por dia, mais ou menos três ou quatro xícaras.
Muitos não sabem, mas o café coado pode ter uma concentração maior de cafeína do que o espresso, por isso, vale ficar mais atento(a) com a quantidade da bebida quando coada. E se você tem maior sensibilidade à cafeína, fique atento aos sinais ao tomar a bebida e consuma com moderação.